Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Schoenstatt reafirma no seu centenário o seu compromisso por uma 'cultura da Aliança'

No dia 25 de Outubro, o Papa Francisco vai receber membros do Movimento por ocasião do 100º aniversário da fundação


Roma, 23 de Julho de 2014 (Zenit.org)


O padre Heinrich Walter, presidente de Schoenstatt Internacional, enviou uma mensagem às comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt estabelecido em vários países ao redor do mundo por ocasião do centenário de sua fundação. Uma data em que também poderão celebrar junto com o Papa Francisco, já que os receberá no dia 25 de Outubro na Sala Paulo VI.

Na mensagem recorda que “somos testemunhas da presença actuante de Maria e dirigimos nosso olhar para 100 anos de história conduzidos pela Divina Providência. Agradecemos pela grande fecundidade daqueles pequenos começos”.

Por outro lado, quer fazer memória de que desde o momento da fundação “temos experimentado a guia do Deus da vida e da história. Ao longo das décadas tem-nos falado constantemente através da evolução dos tempos, dos acontecimentos na Igreja e das inspirações nos corações de muitas pessoas”.

Da mesma forma, no texto se destaca que "a Aliança de Amor é nossa maneira de viver a fé, a forma em que ouvimos a Deus e a forma como nos unimos a Maria e seguimos a Cristo. Através da Aliança configuramos a cultura da vida diária e nosso apostolado. Nos processos de mudança na Igreja e na sociedade percorremos o caminho das vinculações”. E lembra que experimentam a vitalidade da Aliança em quatro vivências centrais que, como uma corrente de vida, fazem fecundo o Movimento: “Vivemos vinculados a esse lugar que chamamos Santuário”, “confiamos na figura paterna do Pe. José Kentenich, homem de Deus", "cultivamos uma concepção missionária da vida e do actuar na Igreja e na sociedade” e “chamamos Família a face interna do nosso movimento."

Por outro lado, na mensagem indica que nesses 100 anos de história "reconhecemos a nossa própria fraqueza, nossas omissões e pecados".

O presidente também expressou seu desejo de comprometer-se para criar uma cultura de Aliança, "a cultura de Aliança cultiva relações e vínculos em todos os níveis e assume responsabilidades." E acrescenta: "com a força desta cultura de Aliança dizemos concretamente sim aos cinco âmbitos em que se centram estrategicamente nosso compromisso actual: a juventude, a família, a pedagogia, a Igreja e a sociedade. A Cultura de Aliança é nossa forma de abordar a necessidade de relações e vínculos do mundo globalizado, mergulhado no individualismo".

O padre Walter lembra, ao finaliza a carta, que no dia 18 de Outubro a família de Schoenstatt actualizará a Aliança de Amor com a assinatura pessoal do documento histórico da Ata de Fundação. (Trad.T.S.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário