Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

São Tiago Maior

São Tiago esteve nos caminhos de Jesus, com Ele vivendo e depois testemunhando suas maravilhas até o martírio.


Horizonte, 25 de Julho de 2014 (Zenit.org)


Tiago nasceu cerca de doze anos antes de Cristo. Nasceu em Betsaida na Galileia e era filho de Zebedeu e Salomé. Era irmão de João Evangelista e foram chamados por Jesus de os "Filhos do Trovão". Tiago é citado como um dos três primeiros apóstolos e recebeu o nome de “maior” por conta de outro Tiago, filho de Alfeu que era chamado “menor”.

Tiago estava pescando no Lago Genesaré com seu irmão João, quando foram convidados pelo próprio Cristo a segui-lo. Diante do chamado do Mestre não exitaram em responder generosamente abandonando seus projectos.Tiago acompanhou e contemplou diversos momentos de graça junto a Cristo, como a cura da sogra de Pedro e a ressurreição da filha de Jairo. Junto com seu irmão João e Pedro contemplaram a Transfiguração no Monte Tabor e participaram da agonia de Jesus no Getsêmani. Teve a alegria de ver, às margens do lago de Tiberíades, Jesus já Ressuscitado e estava com Maria e outros discípulos no momento da vinda do Espírito Santo em Pentecostes.

A tradição que nos é apresentada por São Isidoro de Sevilha relata que Tiago, após a ascensão de Jesus, partiu para evangelizar na Espanha. Reforça este relato o fato do bispo Teodomiro por volta do século IX ter encontrado algumas relíquias do apóstolo na cidade de Iria que a partir dali tomou o nome de Santiago de Compostela. Passou também pelas cidades de Galiza e em Saragoça. São Tiago voltou para a cidade de Jerusalém, no ano 41 e foi vítima da terrível perseguição imposta aos cristãos pelo rei Herodes Antipas. Este impôs a Tiago a pena máxima ordenando sua flagelação e decapitação. A sentença foi executada durante as festas pascais no ano 42. foi martirizado durante a perseguição do rei Herodes Agripa. Seus restos são venerados na catedral de Santiago de Compostela.

Sem comentários:

Enviar um comentário