Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

São Nazário e São Celso

Nazário e Celso testemunharam a jovialidade e vigor do anúncio do Evangelho e pelo martírio foram inseridos na vida eterna.


Horizonte, 28 de Julho de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Nazário nasceu no primeiro século na cidade de Roma. Seu pai chamava-se Africano e era pagão e sua mãe Perpétua, virtuosa cristã a qual também alcançou as honras dos altares. A trajectória de vida do menino dividia a vontade dos pais, que conforme Africano deveria ser um sacerdote a serviço dos deuses pagãos enquanto Perpétua o queria nos caminhos de Deus. Prevaleceu o querer de sua mãe que o educou na fé católica e aos nove anos o baptizou e com isso incorreu também a conversão de seu pai Africano.

Nazário foi baptizado por São Lino, sucessor de São Pedro. Após o baptismo tomou parte na companhia de São Lino sendo um de seus auxiliares. Ingressou no exército de Roma e por toda a Itália pregava o Evangelho em suas investidas. Este fato chegou ao conhecimento do imperador Nero que o perseguiu e prendeu. Nazário conseguiu fugir, mas novamente foi preso e desta vez flagelado sob a ordem do governador Anolino que o expulsou de Milão. Nazário foi para a Gália, sempre levando o Evangelho a todos que passavam em seu caminho.

Estando em Cimiez, próximo à cidade de Nice, após a conversão de uma rica senhora, esta confiou a Nazário a tutela de seu filho Celso de nove anos que foi por ele baptizado. O jovem acompanhou Nazário por todas as cidades e juntos realizaram grandes feitos de evangelização, convertendo pessoas e realizando milagres. Foram para a Alemanha na cidade de Treves onde fundaram uma comunidade cristã. Os pagãos da região revoltaram-se e prendendo-os atiraram-nos no rio, mas por milagre os dois flutuaram e andaram sobre as águas. Assustados, os pagãos os mandaram embora.

Retornando a Milão, os dois jovens foram outra vez perseguidos por Nero que desta vez os prendeu e condenou a serem decapitados em praça pública. No ano 396, no dia 28 de Julho, Ambrósio, bispo de Milão teve uma visão de onde estavam as relíquias de Nazário e Celso. Foi então estabelecido o culto e a festa em honra aos dois mártires.

Sem comentários:

Enviar um comentário