Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Políticos italianos acolhem Meriam "com alegria"

Os deputados Roccella, Binetti e Dellai esperam agora uma maior sensibilização com os cristãos perseguidos. Comentário do embaixador sudanês


Roma, 24 de Julho de 2014 (Zenit.org)


A notícia da chegada na Itália de Meriam, a jovem mãe cristã sudanesa condenada à morte por apostasia e depois liberada, corre entre as bancadas da Câmara dos Deputados e reúne mensagens de alegria de alguns deputados.

Para a deputada Eugenia Roccella, a cargo do novo centro-direita, a liberdade de Meriam Ibrahim é uma "grande alegria". A chegada da jovem sudanesa à Itália atesta que “finalmente acabou um pesadelo para ela e para a sua família”. A história de Meriam sugere à Roccella uma reflexão sobre o que está acontecendo no Iraque, especialmente em Mossul, “como em outras partes do mundo”, onde “estão em vigor tremendas perseguições contra os cristãos, que devem ser reconhecidas pela comunidade internacional como verdadeiras emergências humanitárias".

De acordo com a deputada de Ncd, “a feliz conclusão do caso de Meriam é a demonstração do papel decisivo que pode ter a opinião pública nestes casos”. A perseguição dos cristãos – conclui – “é uma questão que envolve todos os países democráticos e, o meu apelo é que seja reconhecida como uma prioridade a nível internacional."

A deputada Paola Binetti juntou-se ao apelo do Udc e espera que a libertação de Meriam seja “a aurora de um novo dia onde a atenção e a sensibilidade não somente do governo italiano, mas de toda a comunidade internacional, se dirija concretamente à protecção de todos os cristãos perseguidos no mundo por causa da sua fé”. Paola Binetti foi a primeiro signatária da moção sobre a protecção da liberdade religiosa aprovada por unanimidade pela Câmara.

Lorenzo Dellai, presidente do Grupo Parlamentar Pela Itália na Câmara, transmite os "parabéns para o vice-ministro das Relações Exteriores, Lapo Pistelli, e ao governo italiano por ter conduzido magistralmente a operação, além de todas as associações que souberam e quiseram manter alta a atenção ao caso por todo esse tempo”. Também destaca que a alegria pelo dia de hoje “não pode ofuscar a angústia e a preocupação pela situação dramática e persecutória que milhares de cristãos estão sofrendo ao redor do mundo”.

Enquanto isso, o embaixador do Sudão na Itália, Amira Daoud Hassan Gornass, disse a Adnkronos que é mérito das “grandes relações de amizade entre a Itália e o Sudão” que “permitiram a colaboração com respeito mútuo” e se chegou à solução do caso. (Trad.T.S.)

Sem comentários:

Enviar um comentário