Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O papa visitará Sri Lanka e Filipinas em Janeiro

Francisco realizará a sua quinta viagem internacional de 12 a 19 de Janeiro de 2015


Cidade do Vaticano, 29 de Julho de 2014 (Zenit.org)


Acolhendo o convite das autoridades civis e dos bispos, o papa Francisco fará no próximo ano uma viagem apostólica ao Sri Lanka, de 12 a 15 de Janeiro, e às Filipinas, de 15 a 19 de Janeiro. A informação foi confirmada na manhã de hoje pela Santa Sé.

A viagem já tinha sido anunciada pelo pontífice na entrevista conferência realizada após a viagem à Terra Santa, em maio. Ao ser perguntado sobre a Ásia e, em particular, sobre a liberdade religiosa e de expressão em países como a Coreia do Norte e a China, Francisco declarou que, a respeito da Ásia, há duas viagens programadas: "a da Coreia do Sul, para o encontro de jovens cristãos, e, em Janeiro próximo, uma viagem de dois dias ao Sri Lanka e logo em seguida às Filipinas, na região afectada pelo tsunami".

Sobre a falta de liberdade para a prática religiosa, Francisco respondeu que o problema "não é só de alguns países asiáticos. Também acontece em outros países". O papa explicou que "a liberdade religiosa é algo que nem todos os países têm. Alguns têm um controle mais fácil e tranquilo, outros tomam medidas que acabam em verdadeira perseguição. Há mártires. Há mártires hoje. Mártires cristãos, católicos e não católicos. Há lugares em que você não pode usar um crucifixo, nem ler a bíblia; não pode ensinar o catecismo". O Santo Padre afirmou que "temos que nos aproximar desses casos com prudência para ajudar, temos que rezar muito por essas Igrejas que sofrem. Os bispos e a Santa Sé também trabalham para ajudar os cristãos desses países".

Desde que foi eleito sucessor de Pedro, Bergoglio fez diversas viagens na Itália e ao exterior. Em 2013, dentro da Itália, ele viajou a Lampedusa, Cagliari e Assis. Fora do país, o Santo Padre veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Em 2014, o papa visitou três cidades italianas – Cassano All'Jonio, Campobasso e Caserta – e peregrinou à Terra Santa. Em Agosto, visitará a Coreia do Sul e, em Setembro, a Albânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário