Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Francisco, sobre o santuário S. Pantaleão, "voltava fortalecido espiritualmente pelo testemunho de fé"

O Papa enviou uma mensagem por ocasião do cinquentenário do Santuário de São Pantaleão, em Buenos Aires


Roma, 23 de Julho de 2014 (Zenit.org)


O papa Francisco expressou a sua proximidade e oração aos fieis e peregrinos que no próximo domingo, 27 de Julho, se reunirão no bairro de Mataderos, em Buenos Aires, para celebrar o cinquentenário do Santuário de São Pantaleão.

Em uma mensagem enviada pelo Papa recorda os tempos em que, como arcebispo de Buenos Aires, visitava pessoalmente a paróquia dedicada ao santo médico de Nicomédia. "Quero estar com vocês para poder reviver, de alguma forma, as ocasiões que podia ir ao santuário nos dias 27 para ajudar os sacerdotes nas confissões”, afirma o Papa. Da mesma forma confessa que “voltava fortalecido espiritualmente pelo testemunho de fé. Vocês não podem imaginar todo o bem que eu recebi lá. E por todo esse bem quero agradecer-lhes. Que o Senhor possa recompensá-los em abundância."

O Papa disse que reza por eles, pelas suas famílias, pelo santuário e pelos sacerdotes. Assim, o Papa indica que lembra de muitos rostos e nomes de colaboradores, “quantos gestos de esperança na fila para venerar a imagem de São Pantaleão...!” Por isso, Francisco enfatiza que “todo esse testemunho de fé e oração me ajuda agora a confiar mais e a rezar mais”.

Sobre o Santuário de São Pantaleão, o Bispo de Roma observa que "o santuário é um templo que está parado, mas o povo de Deus, que é peregrino, o faz caminhar. Assim caminhou durante estes 50 anos nos corações de tantos fiéis que vinham venerar o Santo, pedir a saúde, confessar a fé. Assim caminhou no coração do bairro projectando-se para toda a cidade”.

Em seguida, o Santo Padre pede ao Senhor "dar-lhes a graça de continuar caminhando, continuar esta peregrinação do coração no meio da cidade grande".

Finalmente, o Papa recordou-lhes que "nestes dias de celebração dos 50 anos estou junto de vocês” e como é de costume, pediu-lhes: “não se esqueçam de rezar por mim”.

Durante estes dias, a comunidade dos fieis está vivendo uma jornada espiritual de preparação para a festa marcada por uma novena em honra do santo, que começou na sexta-feira, 18. No domingo, 27, o santuário estará aberto das 5 da manhã à meia-noite e durante o dia serão celebradas dez missas. Finalmente, na tarde do domingo, 3 de Agosto, será realizada a procissão com a imagem de São Pantaleão e a missa de encerramento do mês dedicado ao padroeiro do santuário. (Trad.T.S.)

Sem comentários:

Enviar um comentário