Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

"Em Gaza, não há vencedores"

Durante a sua viagem a Washington, o Patriarca Twal expressou ao governo estadunidense as suas preocupações com os cristãos da Terra Santa


Roma, 31 de Julho de 2014 (Zenit.org)


No decorrer de sua longa jornada nos Estados Unidos, que durou do 8 ao 28 de Julho, o Patriarca Latino de Jerusalém, mons. Fouad Twal manifestou sua preocupação com a situação na Faixa de Gaza, onde "os cristãos e os muçulmanos inocentes são mortos a cada dia".

Segundo informa o site do Patriarcado, no passado 24 de Julho, Twal reuniu-se com o staff da Casa Branca Denis McDonough, e o Conselheiro Presidente, John Podesta, para discutir da situação dos cristãos na Terra Santa, no quadro alarmante da guerra em Gaza, por outro lado degenerada durante as semanas de ausência do patriarca.

"Não há vencedores nesta guerra em Gaza. No final disso só haverá morte e destruição”, declarou monsenhor Twal, acrescentando que" a única solução é chegar a um acordo em que os direitos dos palestinianos sejam reconhecidos, porque a paz é construída sobre a justiça".

O Patriarca também levantou a questão da divisão das famílias e, em particular, da incapacidade dos palestinianos que vivem em Jerusalém, de se reunir com seus cônjuges nos territórios palestinianos da Cisjordânia: eles são forçados a viver ou separadas de seu cônjuge ou a viver com o seu cônjuge fora de Jerusalém, abandonando suas casas e o estatuto de residente.

Durante as conversações com o Patriarca, McDonough prometeu o compromisso da Casa Branca, a fim de facilitar o reagrupamento familiar.

Por sua parte, o maior expoente da Igreja Latina em Jerusalém informou também o risco de confisco de alguns edifícios de culto católicos, perto da área do muro e até mesmo a possível demolição de outros como o mosteiro Salesiano de Cremisan, perto de Belém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário