Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Como ajudar um filho ou um amigo com atracção pelo mesmo sexo? Um seminário com Cohen explica-o

Actualizado 4 de Junho de 2014

ReL 

Richard Cohen
Nos dias 13, 14 e 15 de Junho está previsto em Madrid a realização de um seminário sobre assistência a pessoas com atracção pelo mesmo sexo dirigido por Richard Cohen, famoso psicoterapeuta, especialista em orientação sexual e autor de livros como "Compreender e curar a homossexualidade"; "Filhos gay, pais heterossexuais" e "Abrindo as portas do armário".

Por esse motivo entrevistámos Alberto Pérez, membro da PLATAFORMA CRECE +, que é quem organiza este seminário.

- Porquê um seminário sobre a homossexualidade?
- E porque não? Sem dúvida alguma, nos tempos que correm e nos vindouros, a homossexualidade será um dos cavalos de Tróia com os quais teremos que lidar nas nossas famílias, comunidades e igrejas.

A Atracção ao Mesmo Sexo, é ainda um fenómeno sobre o qual há muita falta de informação e muitas incógnitas sem resolver.

Não podemos deixar de lado este tema quando toca a tantas pessoas. Todos temos um familiar ou um amigo que satisfeito ou não com isso, disse ser gay.

Não queremos que seja algo tabu. Longe de quaisquer manifestações homofóbicas, as quais rejeitamos, queremos brindar um espaço aberto de diálogo e conhecimento.

Há muitas pessoas que se sentem atraídos por outras do seu mesmo sexo, gerando-lhe isto uma grande confusão.

O certo é que seguindo o que a APA (Associação de Psiquiatria Americana) indica, não há um consenso sobre as razões exactas pelas quais um individuo desenvolve uma orientação até o mesmo sexo.

Tudo aponta para uma combinação de múltiplos factores. Entre eles, factores biológicos, culturais, ambientais, influências de desenvolvimento…

Não há um acordo final. A informação que temos fala de uma “construção” que pode ser modificada.

A boa notícia é que outras alternativas possíveis e positivas estão disponíveis para todas as pessoas que livremente o desejem.

- Em que consiste este seminário e porque é importante?
- O curso de formação é fundamentalmente para médicos, psicólogos, terapeutas, orientadores, agentes de pastoral e demais pessoas de relação de ajuda.

O curso é diferente do que se realizou o ano passado com esta mesma temática.

O programa apresenta um modelo terapêutico integral de êxito que é usado por muitos terapeutas ao redor do mundo, para a avaliação das possíveis causas da AMS e desenvolve um processo de quatro etapas que facilitam a resolução do conflito.

Ensinar-se-ão também diversas técnicas e focos terapêuticos para cada etapa.

Os assistentes aprenderão também como apoiar e ajudar os familiares e amigos.

E é importante porque necessitamos como sociedade, que o maior número possível de pessoas beneficiem desta capacitação para que possamos compreender de uma forma adequada o significado da homossexualidade. Favorecendo assim uma aceitação real e amorosa das pessoas que lidam com Atracção pelo Mesmo Sexo nas suas vidas.

Estar preparados é chave para não ser partes do problema e sim da solução. Por ignorância em muitas ocasiões temos ferido o ferido.

Por desconhecimento, não temos cumprido com a nossa responsabilidade de dar uma resposta autêntica àqueles que sofrem por esta condição.

- Que és a plataforma CRECE +?
- Somos um grupo de diferentes instituições, profissionais da saúde, orientadores, terapeutas, ministérios religiosos e outras pessoas envolvidas na relação de ajuda, que unidos queremos contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da sociedade na qual vivemos para que possamos continuar crescendo mais e melhor.

- Também organizais um seminário em 20 e 21 de Junho que se intitula: “Curando as Nossas Feridas Emocionais”... A quem se dirige?
- Para todo o mundo. Todos estamos exaustos! Todos fomos feridos. Todos coxeamos de uma perna. Não é só para pessoas com Atracção pelo Mesmo Sexo.

O seminário está aberto para quem deseje participar. Ainda os que temos “vidas normais”, devemos permitir-nos ao luxo de atender a questões do passado sem resolver que limitam a nossa felicidade no presente.

Mais informação:
Para qualquer esclarecimento, maior informação ou inscrições podem escrever para:

crecemas2014@gmail.com

Ou chamar também para:
600 346 479

Crece +

in


Sem comentários:

Enviar um comentário