Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Animação entre os jovens do "Stop'n Go"

O encontro de verão da Juventude para a Unidade do Movimento dos Focolares teve lugar este ano em Civita Castellana


Roma, 30 de Julho de 2014 (Zenit.org) Eloisa De Felice


Amável partilha, participação activa, ajuda mútua, mas também, sinceridade no diálogo que nasce do ouvir e do confronto pro-activo. O "modo" com que se vive faz a diferença! Assim, na tentativa de dar vida à regra "faça aos outros o que gostaria que fizessem a você", “começou o Stop'n Go" que foi o lema não declarado dos participantes.

Stop'n go é o nome. Em português, parar e começar de novo. Como definir? Poderia ser o "acampamento de verão", mas parece um pouco reducionista. De "verão", na verdade, o tempo, ou a terceira semana de Julho na Europa. Mas continuando no calor incrível em que ele veio à vida, a quarta edição acaba de terminar e já se fala do próximo ano. O que aconteceu de tão exuberante?

Uma semana de tempo. O local escolhido: Pian Paradiso, Civita Castellana. Setenta meninos e meninas com idades entre 14 e 20 anos decidiram parar, conforme o termo Stop no título, em seguida, começar de novo, ressurgir, reconstruir, resplandecer, ampliando o termo Go na segunda parte do nome . Tudo inspirado e derivado da ideia de amor e fraternidade universal proposta por Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.

Para os adultos, de forma simplista, a chamada "sociedade". Alguns adicionam o adjectivo “complexo”. Alguns negativamente a julgam "amoral e degenerada”. Não que os jovens não sintam a dinâmica em sua própria pele, sofrendo por sua distorção.

Mas querendo dizer ‘chega de reclamar’ ou apenas fingir que nada aconteceu, os jovens decidiram arregaçar as mangas. Eles levaram ‘animação’ para um lar de idosos e para uma instituição para deficientes. E através de oficinas e jogos tentaram investigar questões sobre as dependências. E à procura de possíveis soluções, questionaram a necessidade de atenção que cada um sente, apesar de estar sempre ligado em nossa sociedade digital. Por fim, foram desafiados na preparação de refeições e na gestão dos locais que os acolheram e na criação de objectos a partir de materiais de descarte.

Uma verdadeira experiência de como as coisas podem ser melhores se você coloca todo o amor possível, além do compromisso, da responsabilidade e da consciência. E no momento de dizer adeus, todos estavam com lágrimas nos olhos ao pensar que, depois, não seria apenas um sonho, mas a vida real.

(Fonte: Mediapolitika/ Trad.: Zenit/MEM)


Sem comentários:

Enviar um comentário