Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Oração e jejum pela paz no Iraque

É o convite que o patriarca caldeu Sako dirigiu a todos os fiéis. Há, entretanto, expectativas para o Sínodo da Igreja caldeia, que começará no dia 24 de Junho


Roma, 17 de Junho de 2014 (Zenit.org)


O Patriarca Caldeu Louis Raphael I Sako pediu para todas as comunidades caldeias espalhadas no Iraque e no resto do mundo para “dedicarem a jornada da próxima quarta-feira, 18 de Junho, ao jejum e à oração pela restauração da segurança e da estabilidade no Iraque". Em um comunicado de divulgação da iniciativa está escrito que oração e jejum “podem mudar o coração das pessoas e incentivá-las ao diálogo e ao respeito mútuo, com a bênção de Deus".

De acordo com relatórios das agência Fides, o Patriarca Caldeu fez o convite directamente dos Estados Unidos, onde se encontra em uma visita pastoral, às comunidades caldeias presentes na América do Norte. Fides destaca que os bispos decidiram não cancelar a reunião do Sínodo da Igreja caldeia programado do 24-28 de Junho.

A pauta do sínodo estava inicialmente focada em questões pastorais e jurisdicionais internas da vida da Igreja, como a escolha de novos bispos para as suas sedes episcopais vacantes e a unificação dos rituais nas celebrações litúrgicas do baptismo e do matrimónio. Padre Albert Hisham, porta-voz do Patriarcado, explicou, no entanto, que "a nova situação no Iraque vai levar a uma mudança de pauta". Neste momento, de acordo com algumas fontes do local, as forças do governo iraquiano estão envolvidas em intensos combates com as milícias sunitas do Isil (Estado Islâmico do Iraque e do Levante), que, nos últimos dias, conquistaram porções sempre maiores do País. (Trad.TS)


Sem comentários:

Enviar um comentário