Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

O ex-núncio Wesolowski é expulso do sacerdócio

Serão adoptados todos os procedimentos adequados à gravidade do caso, afirma o Vaticano


Roma, 27 de Junho de 2014 (Zenit.org)


A primeira instância do processo canónico contra o ex-núncio apostólico na República Dominicana, dom Jozef Wesolowski, acusado de pedofilia, foi encerrada na Congregação para a Doutrina da Fé com uma sentença de condenação à expulsão do estado clerical.

A informação, veiculada hoje, é do escritório de imprensa da Santa Sé: “O acusado dispõe, desde este momento, de dois meses para um eventual recurso. O procedimento penal perante os organismos judiciários vaticanos continuará tão logo a sentença canónica seja declarada definitiva”.

A propósito de algumas notícias publicadas recentemente na media, o comunicado afirma que “é necessário precisar que, até agora, dom Wesolowski vinha desfrutando de uma relativa liberdade de movimentos enquanto aguardava que a Congregação para a Doutrina da Fé verificasse o fundamento das acusações formuladas contra a sua pessoa”.

“Levando em conta a sentença pronunciada por este dicastério, serão adoptados para com o núncio todos os procedimentos adequados à gravidade do caso”, encerra o comunicado.

O cardeal e arcebispo de Santo Domingo, dom Nicolás de Jesús López Rodríguez, declarou hoje que a expulsão do ex-núncio Josef Wesolowski do sacerdócio é uma resposta a todos aqueles que “disseram leviandades” sobre a Igreja com base no erro de uma pessoa, informou a agência EFE. 

Sem comentários:

Enviar um comentário