Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Espanha: Felipe VI será proclamado rei amanhã, quinta-feira

Espera-se que os futuros reis da Espanha, Felipe e Letizia visitem o Papa Francisco nas próximas semanas


Roma, 18 de Junho de 2014 (Zenit.org)


Espanha se prepara para a coroação do novo monarca. O príncipe Felipe, único filho varão do rei dom Juan Carlos, tomará posse do trono amanhã, quinta-feira, 19 de Junho.

O rei Juan Carlos I sancionou e promulgou na tarde desta quarta-feira, a última lei do seu reinado, por meio da qual endossou sua abdicação e deu lugar ao novo rei, Filipe VI. A lei entra em vigor na mesma noite da quarta-feira. Dessa forma, à meia-noite, terminam os 39 anos de reinado do monarca da transição espanhola.

Por sua parte, o Comité Executivo da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) concordou na semana passada em solicitar aos bispos espanhóis que nas missas dos próximos domingos se eleve uma oração pelo futuro do rei dom Felipe de Borbón y Grecia. Também se recomendou que se celebrem, como prevê a liturgia da Igreja, missas votivas pelos governantes.

Portanto, neste 19 de Junho o Presidente do Congresso dos Deputados, Jesús Posada, abre a sessão Solene de Juramento e Proclamação. O novo rei jura fidelidade à Constituição espanhola e desempenhar fielmente as suas funções. Fá-lo diante dos deputados e senadores em sessão conjunta, como representantes da soberania do povo, de acordo com a tradição constitucionalista espanhola desde 1812. Posteriormente, segue o hino nacional e Sua Majestade, o Rei Filipe VI, dá um discurso na câmara, para as Côrtes Gerais.

Os símbolos da monarquia espanhola são a coroa e o cetro pertencentes às colecções reais de Património Nacional, procedentes dos reinados de Carlos II e Carlos III, e que são mantidas no Palácio Real de Madrid. Desde o reinado de Isabel II foram utilizadas na proclamação dos reis da Espanha e são os símbolos da máxima representação da monarquia espanhola.

Juan Carlos I - filho de Don Juan de Borbón, herdeiro da coroa de Espanha após o exílio de seu pai Alfonso XIII - nasceu e foi baptizado em Roma em 1938, pelo Cardeal Pacelli, mais tarde Papa Pio XII durante a guerra civil na Espanha. Depois de passar a infância em Portugal, com 10 anos, voltou para a Espanha para preparar-se para seu futuro papel de príncipe de Astúrias e depois como monarca.

Felipe é o mais novo dos três filhos de Don Juan Carlos e da Rainha Sofia. Nasceu em Madrid no dia 30 de Janeiro de 1968. Estudou numa escola particular, e formou-se numa universidade pública. Além do mais, passou um ano em cada uma das armas do Exército e fez um mestrado nos Estados Unidos. Felipe casou-se com a jornalista espanhola Letizia Ortiz em 2004, com quem teve duas filhas, Leonor e Sofia.

Espera-se que Don Felipe e sua esposa, Letizia, viajem no final deste mês a Roma para serem recebidos em audiência pelo Papa Francisco no Vaticano, o que seria sua primeira visita oficial ao exterior como reis da Espanha, como foi publicado em vários meios de comunicação e agências nacionais. Embora não haja nenhuma confirmação oficial da Casa Real desta viagem à Santa Sé, esta não seria a primeira vez que se encontrariam com o papa argentino, já que visitaram Roma em Março de 2013 para participarem da missa do começo do seu pontificado. (Trad.TS)

Sem comentários:

Enviar um comentário