Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Bispos colombianos parabenizam o presidente Santos pela reeleição

"Que o Espírito do Senhor o preencha e fortaleça para que ele possa concluir o processo de paz"


Roma, 17 de Junho de 2014 (Zenit.org)


Dom Julio César Vidal Ortiz, bispo de Cúcuta, felicitou os colombianos por exercerem o seu direito ao voto e desejou o melhor ao presidente reeleito Juan Manuel Santos. "Desejamos que o Espírito do Senhor o preencha e fortaleça para que ele possa concluir todo este processo de paz, que não consiste só na desmobilização dos grupos armados, mas também na justiça social, na educação, na atenção ao campo, na atenção à saúde".

A mensagem foi publicada no site da Conferência Episcopal Colombiana um dia depois de o presidente Santos vencer as eleições.

Diante das tensões políticas entre os partidos, o prelado fez um chamado à unidade: "Há uma parcela de colombianos que perdeu a confiança e a esperança devido a muitas circunstâncias, em especial a essa confrontação entre os dirigentes. Por isso, nós pedimos a unidade".

"A Colômbia precisa que todos nós, unidos, lutemos contra a corrupção, a pobreza e tudo o que há de negativo e empurremos o país para frente, a fim de termos uma Colômbia mais equitativa, onde as necessidades básicas sejam atendidas para todos os colombianos em harmonia; onde se respeite a opinião das pessoas e, juntos, construamos a reconciliação e a paz", ressaltou dom Vidal.

Quanto ao papel da Igreja católica na busca da paz, o bispo de Cúcuta afirmou: "A Igreja continuará fazendo o que sempre fez, que é apoiar o que vem em benefício do homem, apoiar os mais necessitados, os marginalizados, os pobres, e manter uma voz crítica (...) Estaremos coadjuvando para um bom governo diante de uma atitude crítica às acções. Temos que lutar de frente contra a corrupção: por exemplo, o dinheiro que deve chegar aos mais pobres para a saúde e para a educação não pode ficar nas mãos de particulares".

Sem comentários:

Enviar um comentário