Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Os discursos de Francisco na Terra Santa

Nos três dias da peregrinação, o Santo Padre falará publicamente em 16 ocasiões


Cidade do Vaticano, 22 de Maio de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre começará neste sábado, 24, a sua peregrinação à Terra Santa. Serão três dias e três nações numa agenda intensa, repleta de encontros e visitas. O papa fará 16 discursos, incluindo as homilias.

Na primeira parada, a Jordânia, Francisco falará em três ocasiões. A primeira será o encontro com as autoridades do reino. A segunda será a homilia da missa no Estádio de Amã. E a terceira será o encontro com jovens deficientes na igreja latina de Betânia da Transjordânia.

No domingo, 25, já nos Territórios Palestinianos, Francisco fará um discurso após o encontro com as autoridades. A seguir, dará a homilia da missa a ser celebrada na Praça da Manjedoura, em Belém. Ele também se pronunciará logo depois da oração do Regina Coeli, fazendo uma alocução. Para encerrar a passagem pelos Territórios Palestinianos, Francisco saudará as crianças dos campos de refugiados de Dheisheh, Aida e Beit Jibrin, no Phoenix Center, do campo de Dheisheh.

Ainda no sábado à tarde, em Israel, o papa fará o nono discurso da viagem, durante a cerimónia de boas-vindas no aeroporto de Tel Aviv. À tarde, acontecerá o encontro ecuménico por ocasião do 50º aniversário do encontro entre Paulo VI e o patriarca Atenágoras, em Jerusalém. Esta será a ocasião do décimo discurso.

No último dia da viagem, segunda-feira, 26 de Maio, o Santo Padre começará a jornada com o discurso da visita ao Grande Mufti de Jerusalém. Depois, irá ao Memorial Yad Vashem, onde também dirá algumas palavras. Na visita aos dois Grandes Rabinos de Israel, o Santo Padre falará publicamente mais uma vez. O encontro seguinte, no mesmo dia, será com o presidente do Estado de Israel, quando novamente teremos a oportunidade de escutar o papa.

Os dois últimos discursos do pontífice nesta viagem à Terra Santa serão feitos na tarde da segunda-feira: o primeiro, durante o encontro com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na igreja do Getsêmani; o outro será a homilia da missa a ser celebrada na sala do Cenáculo de Jerusalém.

Estas serão as últimas palavras públicas do papa Francisco nesta sua primeira viagem à Terra de Jesus, que ele mesmo definiu, na audiência desta quarta-feira, como uma “viagem estritamente religiosa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário