Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Francisco visita o presidente de Israel, Shimon Peres

No Palácio Presidencial, durante o encontro, os dois líderes falaram da paz em seus discursos


Jerusalém, 26 de Maio de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre se encontrou nesta manhã com o presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, no Palácio Presidencial em Jerusalém, ao qual chegou por volta das 11h10 do horário local (5h10 da manhã em Brasília).

Francisco foi recebido pelo presidente nos jardins da entrada do palácio, onde o papa saudou um grupo de crianças. A seguir, o Santo Padre entrou no edifício, onde outro grupo de crianças, estas doentes, o esperava para receber a sua bênção. Francisco também assinou o livro de visitas.


O presente de Peres ao Santo Padre foi um mosaico com pedras da Galileia, feito por crianças com diversos graus de deficiência. A imagem mostra uma oliveira com duas pombas e dois peixes, símbolos da paz e do cristianismo. Por sua vez, Francisco deu a Peres um medalhão que representa o encontro, realizado 50 anos atrás, entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras.


Depois da troca de presentes, os dois líderes intercambiaram breves palavras, em que o presidente ressaltou que a paz inter-religiosa é necessária para se conseguir a paz em outros âmbitos. Peres declarou ao papa que a paz é questão de imaginação e de inspiração, "e você traz consigo estes dois elementos".


Por sua vez, Francisco criou, "com a minha imaginação e inspiração", uma nova bem-aventurança: "Bem-aventurado aquele que entra na casa de um homem sábio e bom". Foi assim que o pontífice afirmou que se sentia.


Após o encontro em companhia das suas delegações, os dois líderes se dirigiram ao jardim para plantar uma oliveira, na presença de um numeroso grupo de crianças de diversas condições e religiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário