Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Egipto vira a página, Al Sisi novo presidente

A vitória eleitoral do ex-general e ministro da Defesa põe fim à experiência política da Irmandade Muçulmana


Roma, 29 de Maio de 2014 (Zenit.org)


Tal como se esperava, o novo presidente egípcio é Abdel Fattah al Sisi, o ex-ministro da Defesa e artífice da demolição do movimento da Irmandade Muçulmana. A sua vitória nas eleições é um verdadeiro plebiscito, o ex-general obteve o 96,2% dos votos, mesmo que só tenham comparecido às urnas o 46 % dos eleitores.

Vitória que, como diz à Asia News o Pe. Rafic Greiche, porta-voz da Igreja Católica egípcia, “nos faz felizes, porque até hoje tem sido um homem de palavra. Sabe que os cristãos são uma parte importante do Egipto, e quer defender a convivência religiosa. Se conseguir garantir segurança e uma recuperação económica, será um grande resultado. Nós esperamos que isso aconteça o quanto antes”.

Al Sisi instalou, em Julho do ano passado, um governo interino após as tensões que levaram à queda do governo de Mohamed Morsi, líder da Irmandade Muçulmana. Durante a campanha eleitoral, o ex-general disse: "Durante o meu governo não haverá lugar para qualquer coisa semelhante à Irmandade Muçulmana".

Este é o comentário do Pe. Greiche: "Os números e as preferências em favor de al Sisi são um grito claro, da política e da sociedade civil egípcia, contra o fundamentalismo islâmico, que está trazendo a Irmandade Muçulmana. Eles escolheram boicotar o voto, mas não podem ignorar que todo o País está enojado das violências dos últimos tempos. Esperemos que se dêem contra disso o mais rápido possível". (F.C./TRAD.TS)

Sem comentários:

Enviar um comentário