Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Roma chama, Wadowice responde

Mais de 100 peregrinos presentes ontem na Praça de São Pedro eram da cidade onde nasceu Karol Wojtyla


Cidade do Vaticano, 28 de Abril de 2014 (Zenit.org) Federico Cenci


Andar pelo centro de Roma nos últimos dias foi mais lento do que de costume. Um verdadeiro turbilhão de peregrinos tomou as ruas festivamente. As cores que mais se destacavam no meio da multidão eram o branco e o vermelho da bandeira polaca, um sinal claro do grande número de concidadãos de João Paulo II que foram até Roma por causa da canonização.

Só da Polónia partiram mais de 1.700 ónibus, 5 trens e 58 voos charter para a Cidade Eterna. Ainda havia os peregrinos polacos residentes na Itália e noutros países.

Abundante a representação da cidade de Wadowice, com menos de 20 mil habitantes, situada no sul da Polónia. Pelo menos uma centena de peregrinos era daquela cidade, que, em 18 de Maio de 1920, foi berço de Karol Wojtyla.

Os conterrâneos do papa ficaram hospedados em Carpineto Romano, uma pequena cidade entre Roma e Frosinone, terra de outro pontífice, Leão XIII. Em 8 de Abril de 2005, por ocasião do funeral de João Paulo II, outra centena deles participaram da cerimónia carregando um frasco com a terra de Wadowice.

Sem comentários:

Enviar um comentário