Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os cristãos palestinianos pedem que na Semana Santa se aligeirem os controlos aos Lugares Santos

Actualizado 11 de Abril de 2014

ReL / AsiaNews 

William Shomali, bispo auxiliar
de Jerusalém, pede um melhor
acesso aos Lugares Santos,
hoje demasiado restringido
Os cristãos palestinianos da Terra Santa, preocupados com as medidas de segurança que a polícia israelita toma durante as celebrações da Semana Santa, pedem ao governo israelita que as restrições sejam menores do que costumam nos últimos anos, que dificultam e estrangulam o acesso de muitos cristãos aos Lugares Santos.

A Polícia israelita de momento respondeu que os controlos são necessários para "evitar as crises e manter a ordem".

Os cristãos não se limitaram a expressar-se em voz alta mas sim levaram o tema aos tribunais. Um grupo de residentes de Jerusalém Este assinou e apresentou uma petição perante o Tribunal Superior de Justiça de Israel, pedindo à polícia para reduzir as medidas de segurança que costumam impedir o acesso de muitos fiéis cristãos aos Lugares Santos nestas datas.

O bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, William Shomali, declarou que "cada cristão tem direito a rezar na Igreja do Santo Sepulcro, e direito a circular sem restrições".

O temor é que os postos de controlo da polícia israelita, em e ao redor da Cidade Velha, poderiam desencorajar os fiéis de ir à igreja do Santo Sepulcro e outros sítios para assistir às celebrações.

Por sua parte, o governo respondeu assinalando que o Tribunal Superior de Justiça de Israel não tem uma boa razão para tomar acção sobre as decisões adoptadas pela polícia. Mas o juiz Noam Solberg, sem dúvida, decidiu que um painel de três juízes examinará a petição esta semana.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário