Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nas montanhas de Kontum (Vietname) não deixam construir igrejas: o bispo lavou pés numa casa

Páscoa e Natal são as únicas missas em muitas zonas 

O bispo de Kontum, Michael 272;7913;c Hoàng Oanh,
visita os seus paroquianos
Actualizado 23 de Abril de 2014

AsiaNews / ReL

No temor das detenções e a repressão, mas sempre com o apoio de uma grande fé, os católicos nas zonas remotas e montanhosas da diocese de Kontum (nas terras altas centrais do Vietname) celebraram os ritos da Semana Santa e Páscoa.

Para muitos as celebrações solenes da morte e ressurreição de Jesus são, junto com o Natal, as únicas ocasiões para assistir à missa.

Tal como a comunidade da cidade de Kanat, no distrito de K´Bang, onde o bispo Michael Đức Hoàng Oanh celebrou missa em 17 de Abril, Quinta-feira Santa.

A comunidade católica aqui leva muito tempo debaixo da vigilância hostil dos funcionários locais.

O bispo quis expressar a sua proximidade aos seus fiéis com um longo "lava-pés": lavou-os a 100 paroquianos, entre eles mulheres e crianças.

O bispo Hoàng Đức Oanh celebrou numa casa posta à disposição por um fiel; aproximadamente 100 metros quadrados, uma grande casa, na qual se reuniram mais de uma centena de fiéis.

Durante muito tempo, a comunidade católica pediu às autoridades permissão para construir um lugar de culto, sempre recebendo uma rotunda negativa.

"Os fiéis podem participar na Missa só duas vezes por ano - disse o prelado -, por ocasião do Natal e da Páscoa".

Por isto, o bispo desta diocese rural e montanhosa decidiu levar a sua presença e testemunho, mostrando toda a proximidade da comunidade e a solidariedade de toda a Igreja católica vietnamita

O Governo do Distrito de K´ Bang "faz a vida difícil aos fiéis", acrescentou o prelado, e muitos cristãos "não mostram abertamente a sua filiação religiosa por temor a represálias".

Os sacerdotes, de forma anónima, vem celebrar "missas clandestinas"... E como resposta as autoridades estão dispostas a fazer "detenções de sacerdotes e fiéis".

Um exemplo é o povoado de Lang Son, onde na actualidade há 54 famílias católicas.

Sem dúvida, disse o bispo, se as autoridades dão concessão da verdadeira liberdade religiosa e a oportunidade de construir um lugar de culto, "o número dos fiéis estaria nas centenas de milhares de pessoas".

Na missa da Quinta-feira Santa no distrito de Dak Mot, concelebrada por Hoàng Đức Oanh junto com o bispo Peter Trần Thanh Chung e mais de 130 sacerdotes, havia uma centena de monjas e mais de 3.000 fiéis. Na sua homilia, o prelado pediu "rogai por nós", para que "as suas orações nos ajudem a cumprir com a guia de serviço do rebanho de Deus". 

Exemplo de missa grande ao ar livre com o bispo de Kontum
e canções típicas vietnamitas


Hoje no Vietname, depois de décadas de governo comunista, numa população de uns 87 milhões de pessoas, 48% são budistas; católicos pouco mais de 7%, seguidos de sincretista (5,6%). Há 20% aproximadamente que se declara ateu.

Nas grandes cidades, sobretudo na capital do país, os católicos tem mais margem de manobra. Apesar de ser una minoria (ainda que significativa), a comunidade cristã é particularmente activa nas áreas da educação, saúde e social.

Mas há cada vez mais limitações legais: o Decreto 92 impôs restrições de facto na prática da adoração, que se une cada vez mais aos ditames e directrizes do governo e do Partido único Comunista.

Às vezes as autoridades regionais fazem-se especialmente militantes contra a igreja e as comunidades religiosas, como ocorreu o ano passado na diocese de Vinh, onde os meios de comunicação e o governo lançaram uma campanha de desprestígio e ataques contra o bispo e seus fiéis.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário