Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

'Não há nenhuma dúvida sobre o milagre de Floribeth'

Entrevista com o médico de Costa Rica, Ramirez Carbajal, que actuou como advogado do diabo


Roma, 24 de Abril de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


Próximo domingo é a canonização de João Paulo II. O milagre que serviu para levar o Papa polaco aos altares aconteceu em Costa Rica. A senhora Floribet Mora, depois de saber que tinha um aneurisma e que não podia ser operada porque se encontrava na base do cérebro, pediu a intercessão do recém nomeado beato. O milagre foi amplamente constatado cientificamente. ZENIT pôde falar hoje em Roma com o médico encarregado pelos bispos de Costa Rica, Mariano Ramírez Carbajal, encarregado de certificar o milagre, que explicou o que viram os médicos antes e depois do milagre.

***

ZENIT: Por que escolheram você como perito médico no processo do milagre de Floribet Mora, e o que aconteceu?
- Dr. Carbajal: Fui escolhido por ser o médico mais experiente, sendo o mais velho. No caso desta senhora, os aneurismas cerebrais que tinham sido diagnosticados no hospital Calderón Guardia de Costa Rica desapareceram espontaneamente.

ZENIT: O que vocês disseram a Floribet quando a atenderam no hospital Calderón Guardia?
- Dr. Carbajal: Depois de ver os exames disseram aos parentes: “Levem-na para casa porque não há nada a fazer”. Além do mais nos EUA, México e Costa Rica disseram “é  inoperável", e se procedessem terminaria em estado vegetativo.

ZENIT: Há alguma margem de dúvidas para a cura de Floribet?
- Dr. Carbajal: A margem de dúvida é zero. Em minha experiência, eu nunca vi uma cura espontânea de aneurisma, sim muitas mortes causadas por aneurismas. Há curas com uma cirurgia, embora, neste caso, por estar o problema na base do cérebro, não era possível.

ZENIT: E no mundo, já houve casos de cura espontânea de aneurismas?
- Dr. Carbajal : Não. E por isso estamos aqui. E por isso a Igreja o aceitou.

ZENIT: O que indicaram para você como perito e para a comissão de médicos que a acompanharam?
- Dr. Carbajal: O neurocirurgião Alejandro Vargas, do hospital Calderón Guardia, no dia da entrevista com a comissão do processo, da qual eu era o ‘advogado do diabo’, nos explicou a fisiologia e a etiopatogênese e nos mostrou as imagens e exames, os positivos com a patologia e os negativos quando se vê tudo normal. E o neurocirurgião disse que não há explicação para este facto.

ZENIT: E se não fosse curada, o que aconteceria?
- Dr. Carbajal: a paciente morreria. Não se sabe quando, mas antes ou depois morreria. Tenho uma paciente com um aneurisma da jugular há vários anos e ainda está viva.

ZENIT: E quando ela soube disso.
- Dr. Carbajal: Ele começou a chorar, mas teve confiança em João Paulo II porque no dia primeiro de maio tinha sido beatificado e escutou a sua voz, mas quem é que iria acreditar nisso?

ZENIT: Existe alguma explicação médica, ou alguma margem de dúvida?
- Dr. Carbajal: Não, absolutamente não existe. As imagens da arteriografia mostram o trajecto de todas as artérias cerebrais, porque seja o Tac que a ressonância magnética não mostram os trajectos arteriais. Depois fizeram nela outra arteriografia aqui no Gemelli. E não há nenhuma evidência de que se tenha voltado a formar nada e nem vestígios dos mesmos.

[Trad.TS]

Sem comentários:

Enviar um comentário