Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

Francisco: a santidade de João XXIII, um presente para a Igreja inteira

O Santo Padre escreve à comunidade de Bérgamo e agradece a Deus pela vida e santidade do Papa Bom


Cidade do Vaticano, 25 de Abril de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre enviou uma saudação aos fiéis da diocese de Bérgamo, bem como a toda a comunidade civil, em vista da canonização do beato João XXIII. No mensagem, Francisco os convida a dar graças ao Senhor “pelo grande presente que a santidade de João XXIII significa para a Igreja universal” e os incentiva a “guardar a lembrança do terreno fértil em que ela germinou: um terreno feito de profunda fé vivida no quotidiano, de famílias pobres, mas unidas pelo amor do Senhor, de comunidades capazes de partilhar na simplicidade".

Francisco observa que, desde então, o mundo mudou "e são novos os desafios para a missão da comunidade cristã". Mas, ainda assim, "essa herança pode inspirar uma Igreja chamada a viver a doce e reconfortante alegria de evangelizar, a ser companheira de caminho de todo homem, uma 'fonte da vila', da qual todos podem beber a água fresca do Evangelho".

Deste modo, o Santo Padre afirma que “a renovação querida pelo Concílio Ecuménico Vaticano II abriu o caminho, e é uma alegria especial que a canonização do papa Roncalli aconteça juntamente com a do beato João Paulo II, que levou adiante tal renovação ao longo do seu pontificado”.

O papa Francisco se mostra seguro de que "a sociedade civil sempre poderá encontrar inspiração na vida do papa de Bérgamo e do ambiente que o gerou, procurando modalidades novas e adaptadas aos tempos, para edificar uma convivência baseada nos valores perenes da fraternidade e da solidariedade".

Para terminar, o pontífice pede que rezem por ele e assegura a sua lembrança e oração por todos eles, "em particular pelos que sofrem, pelos enfermos, recordando o hospital que vocês quiseram dedicar ao papa João, e pelo seminário diocesano, tão querido em seu coração".

Sem comentários:

Enviar um comentário