Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cáritas Portuguesa | Editorial Cáritas

Titulos em destaque
 
Serviço Social e Desemprego de Longa Duração
A Investigação aqui publicada inscreve-se no âmago da acção, ou intervenção, social, incidindo especialmente na missão dos/ as Assistentes Sociais. Nela se aborda, em especial, o imperativo de conciliação entre a esfera pessoal e a colectiva, a assistencial e a estrutural, a local e a global. Fica bem claro que, sem articulação entre a abordagem social, a económica e a política, fica gravemente truncada a acção social. Neste entendimento, há que rejeitar as ideias de «assistência instalada», de «serviço social residual» e de soluções «paliativas» que não actuam nas raízes da pobreza e da exclusão social. O objectivo de erradicação da pobreza e exclusão é indissociável da acção social; caso contrário, esta seria cúmplice da manutenção desses flagelos ancestrais.

Procissão dos Passos - Uma vivência no Bairro Alto
Cinquenta anos passados sobre a morte do seu patrono, o Forum Abel Varzim presta-lhe homenagem através da realização de várias iniciativas. Entre estas destaca-se a reedição de Procissão dos Passos, em parceria com a Editorial Cáritas. Obra singular e impressiva mostra da sua atenção ao outro, que caracterizou toda a sua vida. Publica-se ainda um excerto de um outro texto do Padre Abel Varzim, intitulado Porque Fugiste, Senhor?, que seria o principio do livro que só bastante mais tarde viria a sair dos prelos. Enriquecem esta edição uma nota de Apresentação da autoria de Paulo Fontes e um testemunho sobre o impacto da vida e obra de Abel Varzim em alguém do nosso tempo, ]uan Ambrósio. Ambos são docentes na Universidade Católica.

Outro livros do nosso catálogo
 
Apresentações, Conferências e Debates
 
Editorial Cáritas participa na feira do livro
 
Integrada no stand da Paulus a Editorial Cáritas está apreparar um programa de participação para a próxima edição da Feira do Livro de Lisboa, que regressa ao Parque Educardo VII já no próximo mês de maio. Apresentações de livros, sessões de autografos e outras novidades esperam por si neste grande evento do livro em Lisboa!

III Congresso Naciona de Serviço Social
 
O livro "Serviço Social e Desemprego de longa duração" será apresentado no decorrer do III Congresso Naciona de Serviço Social, com o tema "Crises e (In)justiça Social: Desafios para os/as Assistentes Sociais". Este Congresso realiza-se no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (do CHUC) decorre nos Hospitais da Universidade de Coimbra, num lugar em que diariamente se vive a tensão entre estado social e dos direitos sociais. No centro do III Congresso está também a (re)construção do projeto ético-profissional do(a)s Assistentes Sociais que, aqui e agora,  exige a sua contribuição para o combate à pobreza e às desigualdades e para o respeito dos direitos humanos. APSS – Associação dos Profissionais de Serviço Social

Próxima publicação
Título: "Maritain e Bento XVI sobre a modernidade e o relativismo"
Autor: Diogo Morais Sarmento Xavier Madureira
Prefácio: Dr. Morgado
 
Uma publicação em parceria com o Insituto de Estudos Politicos da Universidade Católica Portuguesa

Notícia do Dia
Entre os dias 20 e 23 de março, a Cáritas realizou, em todo o país, o seu peditório público anual. Trata-se de uma iniciativa integrada na Semana Nacional Cáritas e que tem como objetivo a angariação de fundos para minorar as dificuldades sociais das pessoas e famílias que chegam a cada uma das Cáritas Diocesanas. O peditório realiza-se durante os três dias e percorre diferentes espaços públicos apelando à solidariedade de todas as pessoas. ler+




Sem comentários:

Enviar um comentário