Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Cantor ítalo-argentino interpreta: Buscai a Paz

Música com trechos inéditos de Karol Wojtyla


Roma, 28 de Abril de 2014 (Zenit.org) Milagros Quiroz


"Buscai a Paz nas profundezas de sua vida...", são algumas palavras do refrão do hino pela paz que faz parte das inúmeras prosas escritas por Karol Wojtyla. Trinta prosas foram entregues pela Santa Sé para Faccia Odino, cantor pop ítalo-argentino, para que fosse criado um hino oficial pela Paz .

Assim, neste 27 de Abril, dia da canonização, Papa Karol Wojtyla e Papa Angelo Roncalli foram homenageados com o Hino Oficial da Paz : "Buscai a Paz" interpretado pelo solista Odino Faccia.

João Paulo II, além proferir discursos, escrever encíclicas, cartas apostólicas, deixou muitos poemas e prosas, alguns dos quais não publicados até há pouco tempo.

Karol, o Papa que teve uma relação especial com os jovens, faz notar com suas prosas, interpretadas na voz do cantor, que sua presença é viva, assim como seus ensinamentos e sua dedicação em servir as pessoas e, especialmente, os necessitados.

Odino Faccia, cantor ítalo-argentino, filho de imigrantes italianos, interpreta melodias de género romântico. Sua carreira começou no serviço às causas humanitárias. Em 2009 com "A Voz pela Paz no Mundo", de Adolfo Péres Esquivel, o cantor pop ganhou o Prémio Nobel da Paz para organizações nacionais e internacionais, e também o título Honoris Causa da região da Sardenha. Tudo isso ecoou na Santa Sé, de onde veio a proposta da criação de um hino oficial pela paz, com 30 prosas inéditas de Karol Wojtyla.

Assim começou este trabalho tão especial para Odino Faccia e seus produtores, que ‘não acreditavam’ na oportunidade apresentada, disse Odino a ZENIT em entrevista. Ao buscar o título do hino oficial pela paz encontrou "Buscai a paz".

"Buscai a paz – disse Odino-  teve sua estreia em 2012, no México, no estádio Azteca, durante a apresentação das relíquias de João Paulo II. A mensagem é a de justiça e paz, proclamada por João Paulo II em seu pontificado e que ainda hoje faz eco, mesmo depois de sua morte”.

O hino viajou grande parte da América Latina e Odino o tornou conhecido na produção de seu álbum "Puedes" (Título espanhol). Ele também apresentou o hino "Buscai a paz" em português, durante a JMJ Rio 2013, em Niterói e no anfiteatro da UERJ ao lado do Maracanã.

O jovem cantor, que já participou de inúmeros concertos pela paz afirmou que sua carreira musical  "é também para inspirar muitos projectos em prol da paz, destacando os compromissos com estes projectos se cria pontes com acções e conteúdos concretos, também para comprometer a participação dos jovens na não-violência.”

Odino concluiu a entrevista declarando o seu desejo de atingir "com sua voz, sua música e muito mais com o hino que leva as palavras do Papa João Paulo II, os corações de todos os povos e seja capaz de transmitir uma cultura de paz”.

(Trad:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário