Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

A televisão cubana retransmitirá pela primeira vez a Paixão de Cristo

A Paixão em Cuba
Sinal da aproximação entre a Igreja e o Governo comunista da ilha

Raúl Castro devolveu à Igreja católica alguns dos imóveis nacionalizados


Redacção, 15 de Abril de 2014 às 10:20 

Procissão da Semana Santa em Cuba
A televisão estatal cubana retransmitirá esta quarta-feira pela primeira vez a encenação da Paixão de Cristo que se realiza na catedral de Havana durante a celebração da Semana Santa católica, no marco da aproximação entre a Igreja e o Governo.

"A televisão cubana retransmitirá, na quarta-feira 16 de Abril às 21.00 pelo Canal Educativo, a encenação da Paixão do Senhor a realizar-se na Segunda-feira Santa na Catedral de Havana", informou a Conferência de Bispos na sua página da internet iglesiacubana.org.

O secretário executivo da Conferência, o sacerdote José Félix Pérez, disse que na sexta-feira terão lugar as tradicionais procissões no país, entre elas a de Havana Velha, que encabeça o cardeal Jaime Ortega.

As procissões fora dos templos foram autorizadas em 1998 pelo Governo do então presidente Fidel Castro, depois da visita do papa João Paulo II à ilha. Também se atribuiu espaços aos bispos na rádio e na televisão para que transmitam mensagens durante as celebrações católicas, o que fazem todos os anos desde então.

O Governo comunista de Fidel Castro teve uma relação oscilante com a Igreja católica, que incluiu fortes tensões na década de 1960, períodos de discreta convivência e aproximações depois dessa visita papal.

O seu irmão Raúl, que lhe sucedeu no Executivo em 2006, estabeleceu um inédito diálogo com as hierarquias eclesiásticas, recebeu Bento XVI em Março de 2012 e ampliou os espaços sociais da Igreja, à qual devolveu alguns dos imóveis nacionalizados há 50 anos.

(RD/Agencias)


in


Sem comentários:

Enviar um comentário