Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Estudo sobre a empregabilidade na Economia Social

Caras Organizações e Colaboradores da Economia Social,

a EAPN Portugal, no âmbito do protocolo desenvolvido com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, encontra-se a desenvolver, ao longo do ano de 2014, um estudo, de âmbito nacional, sobre empregabilidade na Economia Social.

O objectivo principal do estudo pretende caracterizar as organizações da economia social em Portugal, no que respeita a práticas de empregabilidade, particularmente à aplicação de políticas ativas de emprego.

O estudo terá uma primeira fase de aplicação de um inquérito por questionário junto de organizações que desenvolvam práticas de empregabilidade. É precisamente neste sentido que realizamos o presente contacto, com o intuito de construir uma base de dados de organizações que desenvolvendo estas práticas, possam colaborar com a investigação.  

De forma a sistematizar o objecto do estudo, este incide nas políticas activas de emprego, sendo que nos foi sinalizado pelo próprio IEFP que aquelas às quais mais recorrem as organizações da Economia Social são Estágios Emprego, Estímulo 2013, CEI e CEI +. Interessam-nos também captar outras outras práticas de empregabilidade, nomeadamente organizações que actuem como entidades mediadoras integrando Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) e ainda que dinamizem práticas de empregabilidade sem ligação directa com o IEFP, como são exemplo Clubes de Emprego, Grupos de Entreajuda, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, entre outros. Se a sua organização dinamiza alguma das práticas referidas no presente parágrafo solicitamos a sua resposta ao presente email, preenchendo para tal a grelha em anexo, para desta forma o incluirmos na base de dados do estudo e o contactarmos, brevemente, para a sua colaboração.

Dada a importância do conhecimento do universo com o qual iremos trabalhar para a definição dos instrumentos de metodologia mais adequados, solicitamos a sua resposta o mais breve possível, preferencialmente até 13 de Março.

Caso pretenda algum esclarecimento, entre em contacto como Núcleo distrtital da EAPN Portugal mais próximo ou com a  equipa do projecto:

Júlio Paiva julio.paiva@eapn.pt  | Liliana Pinto liliana.pinto@eapn.pt |225420808 




Sem comentários:

Enviar um comentário