Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

COMECE discute presente e futuro da Europa

Plenária teve início na sede da Comissão em Bruxelas. Em pauta as eleições para o Parlamento Europeu em maio e a situação na Ucrânia


Roma, 20 de Março de 2014 (Zenit.org)


Cerca de vinte bispos de toda a Europa, deram início ontem na Square de Meeus, bairro europeu da capital belga, à sessão plenária primaveril da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE).

Durante três dias, os bispos colocarão sobre a mesa questões sobre o presente e o futuro da integração União Europeia. Hoje, divulgarão um documento tendo em vista as eleições para o Parlamento Europeu, que acontecerá de 22 a 25 de maio nos 28 estados participante.

Na actual "paralisia legislativa, às vésperas das eleições europeias", destaca uma nota da COMECE, e considerando o tempo de mudança das instituições europeias após a votação, percebe-se a oportunidade para um olhar renovado para a UE em relação ao resto do mundo, através “do prisma externo”.

No três dias em Bruxelas intervirão alguns especialistas e diplomatas de vários países. Parte da Sessão Plenária será dedicada à situação na Ucrânia, com a intervenção do bispo Greco-católico ucraniano Dom Borys Gudziak. A sessão de hoje foi aberta pelo presidente da COMECE, o cardeal Reinhard Marx, recém-eleito presidente da Conferência Episcopal Alemã, que apresentou o documento preparado pelos bispos para as eleições europeias.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário