Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Carisma, história, cultura: uma leitura interdisciplinar do pensamento de Chiara Lubich

Em foco, a espiritualidade da unidade na cultura contemporânea


Roma, 19 de Março de 2014 (Zenit.org)


Carisma, história, cultura: uma abordagem interdisciplinar para traçar o horizonte de uma cultura que coloca as suas raízes e o seu "centro" nas intuições iluminadoras de Deus, transmitidas a Chiara Lubich no verão de 1949 e, mais amplamente, no seu carisma da unidade.

A partir da complexidade da época histórica contemporânea, da sociologia e da teologia, da economia, política e direito, na metodologia própria de cada ciência, uma navegação pela humanidade para ajudar a escrever "novas" páginas à luz daquelas intuições.

A Escola Abbà é um centro de estudos interdisciplinares fundado por Chiara Lubich em 1990 com o objectivo de aprofundar no impacto do carisma da unidade nas diversas áreas do conhecimento. Constituído por trinta estudiosos do Movimento dos Focolares, alguns dos quais professores universitários, o grupo se reúne regularmente na sede do movimento.

A colecção de estudos da Escola Abbà visa elaborar a doutrina contida no carisma da unidade. Seu objeto fundamental de consideração são os escritos relacionados com a luminosa experiência mística vivida pela fundadora nos anos 1949-1950.

Sem comentários:

Enviar um comentário