Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Beja: Festival «Terras sem Sombra» abre com uma «celebração da vida»

Igreja matriz de Almodôvar vai receber este sábado às 21h30 uma das mais famosas obras do compositor Johannes Brahms

Beja, 29 Mar 2014 (Ecclesia) – A igreja de Santo Ildefonso, matriz de Almodôvar, vai receber este sábado, a partir das 21h30, o concerto inaugural da 10.ª edição do festival de música sacra “Terras Sem Sombra”, promovido pela Diocese de Beja.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação do certame realça que quem quiser assistir ao evento, como sempre com entrada gratuita e livre, terá oportunidade de escutar uma “celebração da vida”, assinada pelo compositor Johannes Brahms.

Estreada em 1869, a peça “Ein Deutsches Requiem” (Um Requiem alemão) anunciava “em tom comovente, inspirado por um sentido dramático da beleza, mas cheio de expectativa, os tempos modernos do século XX”.

No fundo, trata-se de ‘Um Requiem pelos Vivos’, algo que constitui um mote apropriado aos desafios que a sociedade de hoje enfrenta, dividida entre o desespero e a esperança”, explica o texto.

Para interpretar esta obra, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja vai trazer até ao Alentejo “dois grandes cantores portugueses, a soprano coloratura Raquel Alão e o barítono Luís Rodrigues”.

Sob a direcção do maestro italiano Giovanni Andreoli, os artistas vão ser acompanhados pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos (que comemora 70 anos em 2014) e pelos pianistas João Paulo Santos e Kodo Yamagoshi.

Os promotores do festival recomendam às pessoas que estejam na igreja matriz de Almodôvar a partir das 21h00, uma vez que “não há lugares reservados” e o local deverá “encher completamente”, como tem sido habitual em todos os espectáculos.

Coordenado pelo director do DPHA, José António Falcão, e com orientação artística do maestro italiano Paolo Pinamonti, o “Terras Sem Sombra” é este ano dedicado à memória do primeiro bispo de Beja, D. Fr. Manuel do Cenáculo, por ocasião do bicentenário da sua morte.

Até 5 de Julho, o programa do certame vai conciliar a música sacra com iniciativas de divulgação, dinamização e preservação do património cultural e ambiental do Baixo Alentejo, sobretudo nas zonas de Almodôvar, Grândola, Santiago do Cacém, Beja, Castro Verde, Sines e Moura.

JCP


in

Sem comentários:

Enviar um comentário