Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Aos presos de consciência no Vietname não se lhes permite ir à missa e nem sequer ter um Bíblia

Actualizado 22 de Março de 2014

AsiaNews 

María Ta Phong Tan
Não podem ir à missa, nem aceder ao diálogo com um sacerdote espiritual e não podem ter uma Bíblia. É a condição dos 61 (em 2013) presos de "consciência" no Vietname. A situação torna-se mais dolorosa na Quaresma e confirma-se numa carta de um blogger.

Os guardas de prisões em Hanói e na província de Thanh Hoa, em violação dos direitos humanos e a liberdade religiosa, de facto, não permitem o advogado Le Quoc Quan, os bloggers María Ta Phong Tan e Paul Trần Minh Nhat receber uma Bíblia dos seus parentes.

A última denúncia da situação está contida numa carta escrita pelo blogger Paul Trần Minh Nhat ao ex-arcebispo Nguyen Van Nhon, que também foi presidente da Conferência Episcopal do Vietname.

"... Nós não podemos nem sequer assistir à missa aos domingos, nem ler a Bíblia. Tivemos um grande desejo de receber os sacramentos e o apoio espiritual de um sacerdote, mas nos foi permitido pelos chefes da prisão".

Significativo o caso da blogger María Ta Phong Tan, que foi condenada a 10 anos de prisão e agora está encarcerada no campo No. 5 de Yên Dinh, província de Thanh Hoa. O clima ali é muito difícil. Gostaria de ter uma Bíblia para ler a Palavra de Deus. A sua irmã menor conta: "Os guardas usaram os presos activistas para pressionar a minha irmã. Eles insultaram a minha mãe, apesar de que a minha mãe morreu imolando-se frente ao Comité do povo da província de Bac Lieu, em 30 de Julho de 2012, para protestar contra a falta de justiça".

Actualmente aos presos de consciência não se lhes dá a atenção médica, nem espiritual, não tem boa comida e não se respeitam os seus direitos humanos. Muitos deles estão enfermos e em alguns casos graves.

A Sra. T., familiar de um preso de consciência diz-se "afligida pelo regime. A mãe está morta, mas não o deixam em paz agora. Talvez tem medo da verdade e dos presos de consciência".

"É realmente horrível (disse o blogger Thanh Nghien) quando alguém ofende os mortos. Este é o trabalho sujo dos guardas de prisões e dos directores das cadeias. Há tempo que sou prisioneiro, e sei que os guardas admiram e temem os prisioneiros de consciência".

Porquê? Talvez porque não tem permissão para crer em Deus.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário