Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Na Ucrânia, "não há espaço para a violência brutal e derramamento de sangue"

Apelo do Patriarca Bartolomeu I às autoridades ucranianas para protecção da dignidade dos cidadãos


Czestochowa, 21 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org) Don Mariusz Frukacz


“Basta com o derramamento de sangue na Ucrânia”. O premente apelo vem do Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, em mensagem que convida os fiéis e todas as pessoas de boa vontade a rezar sem cessar e rápido pelo país que está abalado pela violência, para que se chegue a uma "solução pacífica e razoável".

"Com o coração cheio de dor (diz a mensagem do Patriarca) acompanhamos o que está acontecendo, aliás, o agravamento da trágica situação na Ucrânia nas últimas semanas". "Nós sentimos que os nossos irmãos e irmãs na Ucrânia são a nossa carne e o nosso sangue", acrescenta. Em um país "cujas raízes cristãs remetem ao primeiro milénio", em uma nação "democrática do século XXI, não há espaço para a violência brutal e o derramamento de sangue”.

"Em nossa grande responsabilidade como Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (diz Bartolomeu) somos impelidos a pedir paz às autoridades de uma nação democrática e independente, onde os líderes eleitos (tanto o governo como a oposição) têm a responsabilidade de proteger a dignidade da vida humana de seus cidadãos".

O Patriarca denuncia "qualquer forma de violência e agressão entre a polícia e os manifestantes, que leva à perda inútil de vidas inocentes". " Todas as partes (continuou) devem a qualquer custo, fazer prevalecer o diálogo sobre a desordem e a força".

Bartolomeu recordou as celebrações do 1025º aniversário do Baptismo cristão da Rus  de Kiev: “no rastro dos nossos predecessores na Igreja de Constantinopla" e "em nome da liberdade concedida por Deus a todos os homens como um dom divino", portanto, condena "a actual brutalidade implacável" e insiste na busca por "uma solução pacífica e razoável para os problemas internos da Ucrânia para o bem de seu povo e para a glória de Deus”.

Sem comentários:

Enviar um comentário