Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Beja: Candidatura da Sé de Beja a fundos do QREN desbloqueada

Beja, 20 Fev 2014 (Ecclesia) - A Associação Portas do Património e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja conseguiram que a candidatura da Sé de Beja ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) fosse desbloqueada. 

“Após uma porfiada batalha burocrática, que contou com a compreensão das autoridades correspondentes, a candidatura da Sé de Beja” conseguiu-se que a candidatura ao QREN “ultrapassasse o estádio de não-aceitação em que se encontrava”, refere hoje o semanário ‘Notícias de Beja’. 

A questão que deixou pendente o pedido deveu-se ao facto da Sé “não estar classificada, por se encontrar na área de protecção do castelo que é considerado monumento nacional”, este que era “um facto simples, mas que significava, pura e simplesmente, a exclusão do financiamento comunitário, inviabilizando a requalificação do imóvel”. 

Vencido o obstáculo, “a candidatura segue agora os seus trâmites burocráticos, o que representa um triunfo, nada despiciendo, para a causa patrimonial na nossa diocese”, refere o Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese, num artigo publicado no semanário ‘Notícias de Beja’.

MD


in

Sem comentários:

Enviar um comentário