Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"A sociedade de hoje tem uma grande necessidade de irmãos que se estimam"

Discurso do Papa aos Bispos amigos do Movimento dos Focolares, reunidos em Castel Gandolfo para o 37º Encontro Internacional


Roma, 27 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org) Salvatore Cernuzio


Ressoa o mandamento de Cristo "Amai-vos uns aos outros, com isso todos saberão que vocês são meus discípulos sabemos que vocês são meus discípulos” no discurso do Papa Francisco, pronunciado hoje, aos bispos amigos do Movimento dos Focolares. Aos Bispos reunidos nestes dias em Castel Gandolfo para o 37º Encontro Internacional sobre o tema: "A reciprocidade do amor entre os discípulos de Cristo", o Papa dirigiu o convite para que se estimem, “embora nas diferenças de carácter, de proveniência, de idade”.

“A sociedade de hoje tem muita necessidade do testemunho de um estilo de vida onde transpareça a novidade que o Senhor Jesus nos deu (destacou Bergoglio). Este testemunho de irmãos que se estimam “dá origem ao desejo de ser envolvido na grande parábola de comunhão que é a Igreja”.

O Pontífice exortou a viver o Encontro como "uma convivência fraterna, onde se compartilham experiências espirituais e pastorais na perspectiva do carisma da unidade". Assim, é possível realizar "a reciprocidade do amor entre os discípulos de Cristo" que é "capaz de transformar a qualidade das relações interpessoais", e assim, a pessoa se sente chamada a “descobrir ou redescobrir Cristo, abrindo-se ao encontro de Cristo, vivo e operante”, e é estimulada a “sair de si para ir ao encontro dos outros, para propagar a esperança que recebeu como dom”.

Nesta perspectiva, o Papa disse que os bispos são chamados a “levar a essas reuniões o amplo respiro da Igreja, e fazer que aquilo que recebem seja para o benefício de toda a Igreja". Francisco também recordou a carta apostólica Novo millennio ineunte do Beato João Paulo II, para enfatizar aos prelados do Movimento fundado por Chiara Lubich que “fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão” é essencial em qualquer empenho de evangelização”.

Por fim, o Papa espera que “o congresso seja uma ocasião propícia para crescer no espírito de colegialidade, e para buscar no amor recíproco um motivo de encorajamento e esperança renovada”.

(MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário