Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tudo pronto para a audiência com o Caminho Neocatecumenal

O Papa abençoará uma centena de famílias em missão 'ad gentes'. O primeiro livro de seu fundador, Kiko Arguello, intitulado O Kerygma' já é 'best seller'


Roma, 29 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) Ivan de Vargas


Tal como os seus antecessores João Paulo II e Bento XVI, o Papa Francisco, no dia 1 de Fevereiro, se reunirá com milhares de fieis do Caminho Neocatecumenal na Sala Paulo VI, no Vaticano.

A reunião também contará com a presença de seminaristas e reitores dos Seminários Redemptoris Mater da Europa, bem como catequistas itinerantes e membros de comunidade em missão de Roma e Madrid.

Durante a audiência, o Pontífice argentino abençoará mais de 100 famílias em missão ad gentes, em países do continente asiático, onde a Igreja tem pouca presença ou está em posição de fraqueza.

As missões ad gentes são um dos frutos mais destacados do Caminho. Durante anos, esta realidade eclesial envia à missão famílias que estão dispostas a desistir de tudo pela evangelização e que vão a lugares nos quais o próprio bispo lhes tenha solicitado.

Cada uma destas missões está constituída por quatro famílias com muitos filhos; um sacerdote responsável e um "sócio", que o acompanha; três mulheres jovens, para ajudar às famílias e seus filhos, e uma mulher mais velha que ajuda o sacerdote. Ao todo, cerca de 45 pessoas.

Em antecipação a este encontro, foi divulgado hoje que o primeiro trabalho do iniciador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, intitulado ‘O Kerygma. Nas favelas com os pobres’ (Buenas Letras), desde a sua publicação em espanhol faz mais de um ano, já vendeu um total de 175.000 cópias em todo o mundo e foi traduzido para 23 línguas.

Com prefácios dos cardeais Antonio Cañizares e Christoph Schönborn, recolhe o testemunho pessoal de Argüello (León, Espanha, 1939), como ele encontrou Cristo no meio de uma forte crise existencial, a mudança experimentada em sua vida, com a sua convivência entre os mais pobres nas favelas de Madrid, Roma ou Lisboa, e o início posterior do Caminho Neocatecumenal.

O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Cardeal Cañizares, diz no prefácio que "o Caminho Neocatecumenal é um dom que o Espírito Santo tem dado à Igreja depois do Concílio, como um meio ou caminho para a iniciação ou reiniciação cristã, e como uma ferramenta para promover uma nova evangelização vigorosa".

Por sua parte o arcebispo de Viena, o cardeal Schönborn, faz um comentário a uma catequese de Kiko intitulado "Três Anjos" e sublinha que " sem conversão pessoal não é possível evangelizar".

O autor aponta em seu livro que "não há nada mais importante no mundo que o anúncio do Evangelho. ‘Deus quis salvar o mundo através da loucura do Kerygma’. O kerygma não é um sermão, não é uma meditação. O que é o kerygma? É o anúncio de uma notícia que se realiza cada vez que se proclama. E o que é que se realiza? A salvação. Se hoje vos anuncio o kerygma, volta a realizar-se no vosso meio a salvação... A palavra evangelho significa Boa Nova, Boa Notícia. Evangelho e Kerigma é o mesmo. Anunciar o Evangelho é anunciar o Kerigma”.

Em uma recente reunião com os iniciadores deste itinerário de formação cristã (Kiko Argüello, junto com Carmen Hernández e o sacerdote italiano Mario Pezzi), o Santo Padre expressou a sua gratidão por esta realidade eclesial, presente em 101 países dos cinco continentes, dizendo: "Agradeço-vos pelo bem tão grande que estais fazendo a toda a Igreja”.

O Caminho Neocatecumenal conta com quase cem seminários missionários e diocesanos Redemptoris Mater em todo o mundo; centenas de famílias em missão; dezenas de missio ad gentes espalhadas por todos os continentes; centenas de jovens que entraram em mosteiros de clausura, e milhares de pessoas que se formam e amadurecem na fé.

Tradução Thácio Siqueira

Sem comentários:

Enviar um comentário