Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

Os católicos indianos de rito siro-malabar erigem uma nova diocese… Na longínqua Austrália!

Actualizado 15 de Janeiro de 2014

AsiaNews / ReL 
O cardeal Alencherry numa típica
procissão siro-malabar com
guarda-sóis
O Papa Francisco erigiu a primeira diocese ("eparquia", na linguagem das igrejas orientais) da Igreja siro-malabar na Austrália, onde a comunidade tem mais de 35 mil fiéis. A maioria são trabalhadores migrantes.

Para o arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabar (Kerala), a nova eparquia era "necessária" para o desenvolvimento e a integração das comunidades locais e da Igreja universal.

Uma diocese "necessária para o desenvolvimento das comunidades de imigrantes da Índia e outros países que chegaram à Austrália". Assim o declarava à AsiaNews George Alencherry, o cardeal e arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabar (Kerala)...

Chama-se a Eparquia em Melbourne de São Tomás Apóstolo (o apóstolo que segundo a tradição evangelizou a Índia e fundou as comunidades cristãs malabares). É a primeira diocese da Austrália que tem a intenção de servir os católicos da Igreja siro-malabar.

O Papa Francisco anunciou a sua criação em 11 de Janeiro, nomeando bispo monsenhor Bosco Puthur. O bispo também será visitador apostólico para os fiéis que vivem na Nova Zelândia.

"Há mais de 35 mil católicos siro-malabares que vivem na Austrália - disse à AsiaNews o cardeal Alencherry - e são todos migrantes. Eles necessitam uma integração completa, respeitosa da sua própria tradição, e és por isso que se criou a nova diocese".

Em todo o mundo a comunidade católica siro-malabar tem cerca de 4 milhões de membros, 3.000 paróquias e 50 bispos: é uma das maiores igrejas católicas orientais.

A nova diocese australiana será a segunda diocese siro-malabar fora da Índia, depois da criação da Eparquia de São Tomás Apóstolo em Chicago em 2001. A catedral da eparquia de Melbourne estará dedicada a "Santa Maria, Mãe de Deus".

A Igreja universal, disse o cardeal, "cuida sempre dos migrantes. Neste momento histórico, está crescendo uma cultura de convivência, o que oferece à Igreja um novo horizonte [o seu trabalho]".

Neste sentido, dará uma estrutura mais regular a esta comunidade "será um benefício para toda a Igreja Católica. Os católicos na Austrália estão muito atentos aos problemas dos migrantes e seus acolhedores. Muitos sacerdotes e religiosos indianos já estão trabalhando com a Igreja na Austrália, há uma grande colaboração".

A Igreja Católica Siro-Malabar é uma Igreja católica de rito siríaco oriental, em plena unidade com o Papa desde princípios do século XVII, nascida na Índia ao longo da costa de Malabar, o actual estado de Kerala.

A sede arcebispal maior é a de Ernakulam-Angamaly na Índia e a rege o cardeal Alencherry.

in


Sem comentários:

Enviar um comentário