Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

"Façam todo o possível para que os seus filhos recebam a força do Espírito Santo"

Audiência geral: o papa Francisco fala do sacramento da Confirmação, através do qual nos tornamos capazes de "amar como Jesus"


Roma, 29 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) Luca Marcolivio


O sacramento da Confirmação deve ser entendido "na continuidade com o Baptismo, ao qual está ligado inseparavelmente", declarou o papa Francisco nesta manhã, durante a audiência geral, dando prosseguimento ao ciclo de catequeses sobre os sacramentos.

"Estes dois sacramentos, juntamente com a Eucaristia, formam um único evento salvífico, a iniciação cristã, em que somos inseridos em Jesus Cristo morto e ressuscitado e nos tornamos novas criaturas e membros da Igreja".

Por esta razão, recordou o papa, esses três sacramentos eram celebrados simultaneamente no final do catecumenato, geralmente durante a Vigília Pascal.
A palavra "crisma" significa "unção". O termo designa o óleo sagrado com que "somos conformados, no poder do Espírito, a Jesus Cristo, que é o único verdadeiro ‘ungido’, o ‘Messias’, o Santo de Deus".

O sacramento do crisma "faz crescer na graça baptismal", ou seja, "nos une mais firmemente a Cristo", acrescentou o papa. Ele "completa a nossa vinculação com a Igreja; nos dá uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca ter vergonha da sua cruz (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1303)".

Se, por um lado, o número de pedidos de baptismo para as crianças continua alto ("e isso é bom", disse o papa), os adolescentes em idade de confirmação muitas vezes "ficam no meio do caminho" e não prosseguem a formação catequética.

Mas receber confirmação "é importante", reiterou o Santo Padre: "E se vocês têm em casa jovens que ainda não a receberam e têm idade para recebê-la, façam todo o possível para completar essa iniciação cristã e para que eles recebam a força do Espírito Santo".

Os crismandos precisam de uma "boa preparação, que deve ter como objectivo levá-los a um compromisso pessoal de fé em Cristo e despertar neles o sentido de pertença à Igreja", disse o pontífice.

Como todos os sacramentos, a Confirmação "não é obra de homens, mas de Deus, que cuida das nossas vidas para nos moldar à imagem do seu Filho, para podermos amar como Ele".

Francisco recordou os sete dons que o Espírito Santo nos dá por meio deste sacramento: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, anunciando que eles serão o tema de um novo ciclo de catequeses, após o ciclo actual sobre os sacramentos.

"Quando acolhemos o Espírito Santo em nossos corações e o deixamos agir, Cristo se faz presente em nós e toma forma em nossas vidas", permitindo-nos "perdoar", "rezar", "infundir esperança e consolação", "servir aos irmãos", "aproximar-nos dos necessitados e dos últimos", "criar comunhão", "semear a paz".

Na conclusão da catequese, o papa Francisco convidou os fiéis a se lembrarem de que foram confirmados e, acima de tudo, a "agradecer ao Senhor por este dom, pedindo-lhe ajuda para viver como verdadeiros cristãos, caminhar com alegria no Espírito Santo que nos foi dado".

A audiência foi realizada ao ar livre, na Praça de São Pedro, apesar do tempo frio e chuvoso. "Nas últimas quartas-feiras, na metade da audiência, o céu tem nos abençoado... Mas vocês são corajosos! Força!", disse o Santo Padre, com bom humor.

Sem comentários:

Enviar um comentário