Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

"Eu peço a Don Alvaro de Portillo que nos dê essa paz do coração tão sua"

Entrevista com o Prelado do Opus Dei, Javier Echevarría sobre as motivações que levaram à beatificação em Madrid


Roma, 22 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


A notícia da beatificação de Dom Álvaro del Portillo, o primeiro sucessor de São José María na direcção da Prelazia do Opus Dei tem causado uma alegria visível entre os seus membros. Muitos deles o conheceram mais de perto porque faleceu em 1994. Ao mesmo tempo essa notícia pegou alguns de surpresa porque pensavam que seria em Roma e será em Madri. ZENIT entrevistou o prelado do Opus Dei, Álvaro del Portillo, que com grande gentileza narrou os bastidores desta beatificação.

ZENIT: Mons. Echevarría, como vive um prelado do Opus Deis a notícia da próxima beatificação de Mons. Álvaro del Portillo?
- Mons. Javier Echevarría: Como você pode perceber, com uma profunda alegria e dando graças a Deus, e ao papa Francisco, de quem vem a decisão de proceder com a beatificação deste bispo, que tanto amou e serviu a Igreja santa. Aqueles que o conheceram ou viram os filmes que existem sobre as suas catequeses normalmente comentam que dom Álvaro infundia paz e arrastava em direcção a Deus. Neste momento, peço-lhe que nos consiga de Deus essa paz do coração tão sua e que a celebração seja motivo para que muitas pessoas se aproximem mais do Senhor.

ZENIT: Inicialmente, se comentava que a beatificação seria em Roma. Por que finalmente foi escolhido Madrid?
- Mons. Javier Echevarría: Há alguns meses atrás, quando se deu a conhecer a notícia da futura beatificação, dando preferência a lugares centrais de Roma, que não fosse a Praça de São Pedro, que – por disposição do anterior pontífice – se reserva para as canonizações que preside o Santo Padre. No entanto, com o aumento do número esperado de participantes, foi visto que ficava difícil organizar a cerimónia na Cidade Eterna, como todos gostaríamos, apesar da generosa disponibilidade das autoridades do Vicariato de Roma e da Prefeitura.

ZENIT: De onde partiu essa ideia ?
- Mons. Javier Echevarría: A Congregação para as Causas dos Santos estimou conveniente outra alternativa que eu tinha sugerido como prelado do Opus Dei: celebrá-la em Madrid, cidade natal do novo beato, também porque o ano da beatificação coincidirá com o centenário do seu nascimento. A notícia se publicou hoje porque a Santa Sé acaba de comunicar que o Santo Padre acolheu essa sugestão e estabeleceu que a beatificação seja em Madrid no dia 27 de Setembro. Esta opção facilitará também a participação de vários madrilenos, que queriam assistir à beatificação, mas que, no contexto da actual crise económica, têm dificuldades de lidar com uma viagem para a Itália.

Madrid é a cidade em que D. Álvaro conheceu São José Maria, entrou no Opus Dei e recebeu a ordenação sacerdotal. Será, para muitas pessoas de vários países, uma oportunidade de visitar os lugares associados com o nascimento do Opus Dei, fundado no dia 2 de Outubro de 1928 por São José Maria, em Madrid. Além do mais, os muitos fies e amigos da prelatura que moram em Madrid poderão colaborar com prazer na acolhida dos participantes de outras procedências. Embora alguns meios de comunicação divulgaram esta notícia, tenho que salientar que somente agora é que se teve conhecimento da aprovação recebida da Santa Sé.

ZENIT: E as pessoas que moram em Roma ou na Itália?
- Mons. Javier Echevarría: Para falar de alguma forma, Roma é a cidade de Don Alvaro: onde viveu a maior parte de sua vida (de 1946 a 1994) e onde exerceu o seu trabalho como pastor da Prelatura do Opus Dei.

De fato, estamos estudando com as autoridades competentes que, durante os dias de pós- beatificação, o corpo de Don. Álvaro – que repousa na cripta da Igreja prelatícia de Santa Maria de la Paz, em Roma – seja transferido temporariamente para a Basílica de Santo Eugénio, para que aqueles que desejem, se prevê um número consistente, possam rezar ante os restos mortais do novo Beato. Também está sendo organizado que na quarta-feira seguinte à beatificação, muitos fiéis encontrem a ocasião de participar na audiência das quartas-feiras do Papa Francisco, para manifestar desta forma a sua união com o Romano Pontífice e a sua gratidão filial pela beatificação.

ZENIT: Qual é o significado da colecta que anunciaram em favor das diversas iniciativas sociais na África?
- Mons. Javier Echevarría: No mesmo momento de receber a notícia da futura beatificação, veio-me à mente o desejo de que também fosse uma oportunidade para ajudar as pessoas em necessidade. Especificamente, pedir para cada participante um pequeno sacrifício, para oferecer uma doação em favor de quatro projectos de serviços sociais no continente africano, surgidos por inspiração e impulso directo de Mons. Del Portillo. Foi pedido à Harambee – uma ONG que nasceu precisamente por ocasião da canonização de São José Maria – de coordenar este esforço. Estou certo de que, do Céu, Don Alvaro olhará com alegria para este “presente”, que procura fortalecer ou consolidar instituições africanas de formação humana e de erradicação da pobreza.

Tradução Thácio Siqueira

Sem comentários:

Enviar um comentário