Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os 450 ataques a igrejas não travam a fá na Nigéria: 5.000 seminaristas necessitam mais apoio

Actualizado 18 de Dezembro de 2013

AIN / ReL 

Uma família católica vai à missa na
Nigéria... Uma actividade perigosa,
e mais no Natal
A ajuda à Igreja Necessitada lança a sua Campanha de Natal dedicada este ano a apoiar os cristãos na Nigéria.

Este país sofre desde há anos uma onda de violência ocasionada pelo grupo terrorista Boko Haram que pretende islamizar o país.

Na Nigéria os cristãos, só por ser fiéis à sua fé, sofrem perseguição. O braço da Al Qaeda Boko Haram (que significa “a educação ocidental é pecado”) quer impor a lei islâmica, a sharia, em todos os estados do país.

Estes terroristas atacam a Igreja católica, os evangélicos, o Governo actual que não é muçulmano, a polícia, Exército, universidades, entidades bancárias…

Numa conferência de imprensa em Madrid apresentando a situação, o director da Ajuda à Igreja Necessitada, Javier Menéndez Ros, assegurou que “A Nigéria é um dos países mais letais para os cristãos no mundo", e assinalou que só em 2011 se assassinou ali mais cristãos que no Paquistão, Síria, Quénia e Egipto juntos. "A Nigéria registou 70% de todos os assassinatos de cristãos no mundo”.

Desde 2011, produziram-se cerca de 800 assassinatos e mais de 400 ataques a igrejas cristãs.

Atentados no Natal
Muitos fiéis sabem que a sua vida corre perigo por ir à missa de domingo. De facto, um dos maiores atentados destes islamitas radicais produziu-se no passado Dia de Natal, em 25 de Dezembro, quando os fiéis saíam da missa e explodiu um carro bomba na Paróquia Santa Teresa de Madalla. 45 pessoas foram assassinadas e 81 ficaram feridas.

Naquele dia morreu o marido e três dos filhos de Chioma Dike, uma mulher que se salvou porque em vez de ir à Missa ficou em casa preparando a refeição de Natal. Este é o seu testemunho: “Tenho o coração partido, ponho tudo nas mãos do Senhor. Só Deus pode consolar-me. Nunca perderei a fé em Deus”.

Os cristãos na Nigéria puderam perdoar e querem construir um país em paz. A comunidade cristã trabalha pela convivência com os irmãos muçulmanos. Necessitam que as suas igrejas sejam reconstruídas e que haja sacerdotes, catequistas, seminaristas…. Por isso, a Ajuda à Igreja Necessitada lançou este Natal uma campanha para ajudar os cristãos na Nigéria.

Assim o manifestou também em conferência de imprensa o sacerdote nigeriano Kenneth Iloabuchi (na foto junto a estas linhas): “Depois dos atentados os cristãos voltam no dia seguinte à Igreja. Perdoam e põe tudo nas mãos de Deus, estão seguros da sua fé. É um testemunho de esperança para todo o povo nigeriano”.

Seminários cheios
Ajuda à Igreja Necessitada quer ajudar a com bolsas de estudo os seminaristas. A Nigéria é o país com o maior número deles em toda a África: mais de 5.000. Estes jovens querem ser sacerdotes para ajudar a “sanar” as feridas de tantos cristãos vítimas dos atentados.

Os seminários estão abarrotados. O seminário de San Agustín de Jos sofreu repetidas ameaças dos fundamentalistas.

Sem dúvida, estes jovens não têm medo: “Nós queremos ser sacerdotes. Na Nigéria, os extremistas seguem o caminho da violência, mas nós queremos seguir o caminho do Senhor”, comenta Hezekiah Kovona, um dos 327 seminaristas.

A Ajuda à Igreja Necessitada sabe que os sacerdotes são verdadeiros instrumentos da reconciliação e da convivência. Graças a eles, as comunidades cristãs não perderam a sua fé e não responderam aos ataques. Para que os sacerdotes continuem realizando o seu trabalho é necessário o seu sustento económico.

Catequistas e mulheres comprometidas
De igual maneira, os catequistas levam o anúncio do Evangelho nas zonas rurais. Na Nigéria preparam-se durante dois anos e logo irão pelas paróquias para preparar os fiéis a receber os sacramentos. A maioria são laicas muito comprometidas. “Penso que como mulher posso fazer muito mais pela minha Igreja. Para mim é uma oportunidade maravilhosa de evangelizar e ajudar a que as pessoas conheçam Deus. Desejo levar a paz a um mundo que não tem paz”, assegura Margaret, um das mulheres que se está preparando para ser catequista.

"Necessitamos tijolos"
A Ajuda à Igreja Necessitada também quer reconstruir as igrejas e capelas atacadas pelas bombas dos terroristas do Boko Haram. A maneira de colaborar é muito fácil e se pode realizar “comprando tijolos” desde 5 euros cada tijolo.

Todos os projectos da Campanha com os cristãos na Nigéria estão na web:
www.ayudaalaiglesianecesitada.org


in


Sem comentários:

Enviar um comentário