Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2013

O primeiro livro do Luis Marques


VEJA AQUI:
http://www.rosencrantzed.com/publicações/ ou
http://www.rosencrantzed.com/ ou
https://www.facebook.com/rosen.crantz.581?fref=ts
http://www.a-valedeacor.PT/

Resumo:


Os tratados sobre escatologia sempre se debruçaram, quer no conjunto das disciplinas teológicas, quer no plano da história da salvação, sobre aquilo que poderá acontecer num futuro que ainda se adivinha longe e que em quase nada tem a ver com a minha existência hoje. Foi no campo protestante, no início do século XIX, que os temas da escatologia voltaram à cena e ao seio das preocupações da teologia. Este reequacionar da questão escatológica levantou a pergunta pelos fundamentos bíblicos e cristológicos da escatologia. Qual o papel da escatologia no conjunto dos saberes teológicos? O que tem a escatologia a ver com o cristão hoje?

O reequacionar da questão reavivou, igualmente, o interesse pelas questões mais prementes da existência humana. O que nos acontece depois da morte? A alma é imortal? Em que consiste a vida eterna? Qual o papel da ressurreição de Cristo na nossa vida? A Nova Criação de Todas as Coisas expõe analiticamente as respostas que foram sendo dadas, por teólogos católicos e protestantes, a todas estas questões, enfatizando o papel de síntese que a obra de Jürgen Moltmann teve num dos debates teológicos mais intensos dos últimos dois séculos.

O autor 

Luís Filipe de Oliveira Marques nasceu no ano de 1982 em Lisboa. Licenciado, (pré-Bolonha), em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2007) e Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Foi colaborador do  Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Professor Contratado de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na Escola Secundária José Gomes Ferreira e na Escola Secundária Camões, Liceu Camões, em Lisboa. No ano de 2012 integrou o Projecto de Tradução da Bíblia Para Estudo da Sociedade Bíblica Portuguesa, na qualidade de Revisor Exegético. Membro Fundador e 1º Director da Revista de Teologia e Ciências Humanas – Fundamentum – da Associação de Teologia da Faculdade de Teologia, polo de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa. Colabora actualmente com a Cáritas Diocesana de Beja.




Sem comentários:

Enviar um comentário