Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2013

A Igreja de Cuba olha para o futuro

Preparado o plano pastoral 2014-2020, a ser aprovado pelos bispos


Roma, 20 de Dezembro de 2013


A Igreja católica de Cuba realizou um encontro no santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, em Santiago de Cuba, organizado pelo departamento de coordenação pastoral do secretariado da conferência episcopal.

Em espírito de reflexão, oração e discernimento, os participantes prepararam o rascunho do novo plano global de pastoral a ser apresentado aos bispos cubanos em Fevereiro.

“O plano”, diz o site da Conferência Episcopal Cubana, “servirá para animar o caminho pastoral da Igreja em Cuba no período 2014-2020. Sua realização começará a partir de 8 de Setembro do ano que vem".

A preparação do projecto pastoral levou em conta uma consulta às comunidades de todo o país e foi feita em duas partes, uma de avaliação e a outra de projecção, através de sondagens. O anúncio missionário do evangelho e o aprofundamento na fé, assim como a família, a comunidade cristã e o testemunho dos discípulos na sociedade, serão os alicerces do novo plano. "O eixo transversal é a conversão, manifestada na autêntica identificação com o estilo pessoal de Jesus Cristo, que pode despertar a nossa capacidade de colocar tudo a serviço da instauração do Reino".

O encontro foi presidido por dom Juan de Dios Hernández Ruiz, bispo auxiliar de San Cristóbal de La Habana e secretário geral da Conferência Episcopal Cubana. Também participaram do encontro dom Dionisio Guillermo García Ibáñez, arcebispo de Santiago de Cuba e presidente da Conferência Episcopal Cubana; dom Emilio Aranguren Echeverría, bispo de Holguín, e dom Wilfredo Pino Estévez, bispo de Guantánamo-Baracoa, além dos coordenadores de pastoral diocesana, dos secretários executivos das comissões nacionais e de outros religiosos.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário