Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Wayne Rooney, católico: «Rezo pela minha família antes de cada jogo»

O melhor futebolista da liga inglesa 

Wayne Rooney.
Actualizado 22 de Novembro de 2013

Portaluz / ReL

Goleador do Manchester United e seleccionado inglês, prepara a sua participação para o próximo mundial de futebol no Brasil. Já com 27 anos e um palmarés pessoal nutrido de reconhecimentos, o jugador de origem irlandesa mantém uma proximidade com a fé católica desde a sua infância e pela qual foi em diversas ocasiões atacado.

Conhecido por ter um carácter impulsivo dentro e fora do campo, viveu todo um processo de amadurecimento desde que se iniciou no futebol, em 2002. Com mais de 350 jogos oficiais com o Everton e o Manchester, Wayne reconheceu que a experiência de fé o transformou; e ainda que o tenham censurado por falar disto, em entrevista concedida ao jornal Daily Mail assinalou: “Rezo pela minha família antes de cada jogo, pois sou crente” e acrescenta: “Não lhe rogo (a Deus) para que me ajude a marcar golos, mas sim que o faço para que interceda pela minha saúde e daqueles que estamos no campo de jogo”. 

Fé e família
Esta mostra de fé o acompanhou-o desde pequeno, quando assistia à escola básica católica e romana Our Lady and St. Swithin’s em Liverpool, onde a sua disciplina favorita, assinala, foi religião. “Fazia desenhos de Deus na escola e contava-o aos meus pais a maioria das noites”. Inclusive no The Sunday Times, o jogador revelou que “poderia ter sido sacerdote” porque desfrutou muito da sua educação religiosa.

Rooney manteve um longo romance com Coleen McLoughlin, com quem recebeu o sacramento do matrimónio em 2008. Diz que a família assim constituída foi determinante “e a oração para oferecer pela saúde dos meus 2 filhos e de todos aqueles que amo”. Realiza esta mostra de amor nos treinos: “Quando estou na sala de fisioterapia. Ali dedico-me a orar alguns minutos”. Sem dúvida, reconhece que expressar a sua fé desta maneira trouxe consequências pouco agradáveis para ele.

A Virgem e o rosário na sua vida
Durante o ano 2010, quando com a selecção inglesa estava participando no mundial de futebol na África do Sul, foi fotografado ostentando um rosário durante os treinos. Isto despertou a imediata curiosidade dos meios de comunicação. Consultado a respeito do rosário durante a conferência de imprensa, o futebolista surpreendeu a todos com a sua resposta: “Levo-o posto desde há quatro anos e vocês não vêem os treinos. Obviamente não o posso usar durante os jogos. É a minha religião”.

As declarações do jogador, sem dúvida, não caíram bem no chefe de imprensa da selecção inglesa, Mark Whittle, que interrompeu Rooney dizendo aos medias “não falamos sobre religião”.

Mas Rooney como no campo ao jogar, tem uma força de espirito tal que é impermeável a qualquer ataque à sua fé. Complementa-se nisso com a sua esposa que como ele é devota de rezar o rosário e à Virgem de Lourdes. Em Setembro de 2013 Coleen viajou ao Santuário para orar pela saúde da sua irmã Rossie que padece uma enfermidade incurável, síndrome Rett.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário