Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Francisco, entre os "50 judeus do ano"

Bergoglio, numa sinagoga
Para a comunidade estadunidense

Junto a Angelina Jolie

Redacção, 14 de Novembro de 2013 às 19:25

A publicação Forward é "The Jewish Daily" ou seja o periódico judaico, elabora um ranking que se chama Forward 50, que cada ano identifica os que são considerados os 50 personagens mais importantes para a comunidade judaica, segundo categorias. Na chamada Plus, aparecem 2 pessoas: a actriz e directora de cine Angelina Jolie e o papa Francisco.


Na hora de fundamentar a decisão sobre o chefe dos católicos apostólicos romanos, Forward afirmou: "Nós aprendemos que Francisco, de 76 anos, é um homem profundamente humilde, que insiste em levar a sua própria bagagem e viajar no autocarro para casa. Também aprendemos que planifica trazer um sopro de ar fresco ao Vaticano, notoriamente calcificado incluindo não só acerca da transparência financeira, mas também respeito da promessa de abrir os arquivos do vaticano sobre o Holocausto. Inteirámo-nos que o único livro que ele escreveu é um diálogo extraordinário com um rabino, que se tinha convertido num bom amigo do então cardeal Jorge Mario Bergoglio na sua Argentina natal. Depois de oito meses à frente de 1.000 milhões de católicos do mundo (para não falar de 10 milhões de seguidores no Twitter), o novo Pontífice - o primeiro de fora da Europa - fez da melhoria das relações com o mundo judaico, um objectivo chave. Não seria difícil de melhorar em relação ao tom estabelecido pelo seu predecessor, o papa Bento XVI, que negou o acesso aos arquivos do Holocausto e procurou a santidade pela via rápida para o controvertido papa Pio XII , a quem muitos acusam de permanecer em silêncio frente ao massacre cometido por (Adolf) Hitler. (...)".

O livro a que se refere 'Forward' chama-se "Sobre o Céu e a Terra", que são conversas que manteve com o rabino Abraham Skorka, reitor do Seminário Rabínico Latino-americano e com quem partilha uma grande amizade.

Sobre isso, o vaticanista Giorgio Bernardelli escreveu na web Vatican Insider, do diário La Stampa, de Turim (Itália): "(...) Ao não ser judeu, o Papa Francisco foi acrescentado como 'outsider', e a sua inclusão deve-se a que "em somente oito meses fez do tema da melhoria das relações com o mundo judaico uma questão chave". Depois acrescenta que "não deixou passar nenhuma ocasião para denunciar o anti-semitismo e está planeando uma visita a Israel no ano que vêm". (...)"

(RD/Agencias)

in


Sem comentários:

Enviar um comentário