Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Começa a primeira assembleia geral dos leigos consagrados do Regnum Christi

Principal missão é aprovar o novo estatuto e escolher um governo geral


Roma, 26 de Novembro de 2013


Nesta segunda-feira, dia 25, começou a assembleia geral dos leigos consagrados do Regnum Christi em Roma. Sua principal missão "é aprovar o texto inicial do estatuto da vida consagrada masculina e escolher o governo geral", informa o movimento.

Em nota de imprensa, o Regnum Christi comunica que, até o próximo dia 1º de dezembro, "a assembleia analisará a situação dos consagrados do Movimento Regnum Christi à luz do relatório do governo actual e dos responsáveis territoriais [...] Será analisado também o texto inicial do estatuto para os consagrados, outros documentos sobre a formação e sugestões propostas à assembleia".

Por último, "será revisado o rascunho de um documento que contempla a colaboração entre as realidades que compõem o Regnum Christi (padres legionários, consagrados, consagradas e leigos não consagrados), garantindo a autonomia de cada parte e tutelando a comunhão".

A média de idade dos 24 leigos consagrados que participam da primeira assembleia da sua história é de 44 anos. O mais jovem tem 27 e o mais velho 57. Eles vêm do México, da Espanha, dos Estados Unidos, do Chile e do Canadá.
A assembleia será presidida pelo delegado pontifício, cardeal Velasio de Paolis, ou por um representante escolhido por ele. Além dos 24 consagrados participantes, estará presente o pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ, conselheiro do delegado pontifício e encarregado do chamado “terceiro grau masculino”, ou seja, os leigos consagrados do movimento. Sem voto, também participam o pe. Sylvester Heereman LC, Gloria Rodriguez e Francisco Gómez, como representantes, respectivamente, da Legião de Cristo, das consagradas e dos leigos não consagrados do Regnum Christi.

O processo de revisão do estatuto começou há um ano e meio. Participaram todos os leigos consagrados, acompanhados pelo pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ. "Os consagrados do Regnum Christi elaboraram assim o texto que agora é apresentado à assembleia para a sua revisão final e que será entregue ao Santo Padre para a sua aprovação definitiva", explicam.

Depois desta assembleia, também acontecerá a das consagradas (de 2 a 18 de dezembro) e o capítulo geral extraordinário dos Legionários de Cristo (a partir de 8 de Janeiro). "Terminará assim uma etapa no processo de renovação que Bento XVI iniciou para o Regnum Christi em 2010 e que continuará até amadurecer a configuração jurídica definitiva para o Regnum Christi".

Para mais informações: www.asamblea.consagrados.regnumchristi.org (em espanhol).


in

Sem comentários:

Enviar um comentário