Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Santo Padre convidou a Cúria para os exercícios espirituais. Serão 'full time

Acontecerão na primeira semana da quaresma, pela primeira vez fora do Vaticano, em uma casa paulina de Castel Gandolfo


Roma, 17 de Outubro de 2013


O Santo Padre convidou a Cúria Romana para celebrar os exercícios espirituais da Quaresma. O lugar que o Papa escolheu foi uma casa paulina, na região de Castel Gandolfo, uma novidade com relação aos anos anteriores, já que sempre se realizavam no Vaticano.

Como adiantou a estação de rádio espanhola COPE, que teve acesso à carta, a intenção do Papa Francisco é que se reunam “de modo reservado e silencioso, distante dos escritórios onde normalmente estão”. Serão no total umas 40 pessoas: todos os prefeitos, presidentes e secretários dos dicastérios que compõem a Cúria. Além do mais têm de confirmar a assistência (ou não) antes do 30 de Novembro.

A carta foi enviada pela Secretaria de Estado, assinada pelo Cardeal Bertone no 11 de Outubro, quatro dias antes de deixar o seu cargo, e vai dirigida aos membros da cúria. O encontro é com o papa na Casa Divino Mestre dei Paolini, no lago Albano, a cerca de 40 km de Roma. O evento será do 9 a 14 Março de 2014.

A pregação ficará a cargo de um monsenhor do clero de Roma, Angelo De Donati.

"Em nome do Santo Padre solicito a confirmação e a reserva de Eminências e Excelências (Prefeitos, Presidentes e Secretários dos departamentos) antes do 30 de Novembro”. E é que, uma fez fechada a lista de participantes, e só então, os lugares vacantes serão oferecidos aos cardeais eméritos, informa a web da COPE.

Até agora, os exercícios espirituais eram realizados no Palácio Apostólico e eram direccionados especialmente ao Santo Padre. Enquanto que os membros da Cúria podiam participar em turno pela manhã ou pela tarde, mas não participavam de forma contínua. Este ano, última ocasião em que os viveu Bento XVI, a pregação esteve a cargo do cardeal Gianfranco Ravasi.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário