Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Heróis católicos contra o holocausto

Família de dom Józef Michalik, presidente da Conferência Episcopal Polaca, salvou muitos judeus durante a Segunda Guerra Mundial


Roma, 28 de Outubro de 2013


Os membros da família de dom Józef Michalik, actual presidente da Conferência Episcopal Polaca, arriscaram a vida em defesa dos judeus do gueto de Zambrow, cidade natal do prelado.

O fato foi comprovado por documentos descobertos recentemente, de acordo com informações da Nasz Dziennik.

O “Livro da Memória dos Judeus em Zambrow”, publicado em Tel Aviv em 1963, descreve a história da comunidade local. Em quase 700 páginas, recopila os muitos testemunhos da história dos judeus em Zambrow e das relações entre judeus e polacos. No século XX, os judeus em Zambrow eram quase 50% dos moradores da cidade, escreve o jornalista Sławomir Jagodzinski.

De acordo com os relatos dos próprios sobreviventes judeus, as condições de vida eram trágicas não só porque muitas famílias viviam amontoadas em recintos pequenos, mas também porque as pessoas padeciam terrivelmente a fome.

"Bastava oferecer um pedaço de pão de fora do gueto para ser ameaçado com a pena de morte. Isso valia tanto para os polacos quanto para os judeus. Apesar daquelas punições terríveis e do risco de morte, Dominik e Wiktoria Michalik, pais do arcebispo Józef Michalik, ofereciam comida para os judeus do gueto local", relata, de Jerusalém, Paweł Rytel-Andrianik, que estudou a história do gueto de Zambrow.

Graças a essa ajuda, sobreviveram os judeus Hershel Smoliar, Eleazar Williamowski, os três irmãos Stupnikowie, Beinusz Cervo, Hanna Copermann, Moshe Lewinsky e Moshe Gierszonowicz, que foi salvo pela família de Wiktoria Michalik.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário