Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Beja: Bispo pede acção dos cristãos perante crise económica e social

D. António Vitalino fala em «ambiente injusto e corrupto»

Beja, 22 Out 2013 (Ecclesia) – O bispo de Beja apelou à intervenção dos cristãos para superar o “ambiente injusto e corrupto” que diz ter estado na origem da actual crise económica e de “valores” como a justiça e o “respeito pelo próximo”.

“Noutros tempos de maior pobreza que hoje, as famílias e a sociedade a nível das estruturas intermédias estavam atentas às necessidades dos seus membros e apoiavam-se de modo a minorar o sofrimento. Hoje parece dominar a regra de cada um por si e o Estado que providencie”, assinala D. António Vitalino, na sua nota semanal, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Para o bispo da Diocese de Beja é necessário “responsabilizar as pessoas e a sociedade civil e reestruturar o Estado, cuja razão de ser é o serviço à sociedade, em vez de a querer substituir ou pô-la a seu serviço”.

O prelado destaca, num período que se discute o Orçamento de Estado para 2014 e novos e antigos presidentes de juntas de freguesia e câmaras municipais tomam posse, que a missão dos políticos “é regular a economia” através de princípios éticos e democráticos para que os recursos não sejam açambarcados por “poderes ocultos a proveito de alguns indivíduos ou grupos”.

D. António Vitalino pretendia ouvir o que “esperam da Igreja, muito especialmente neste tempo de crise” as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as misericórdias e marcou uma reunião à qual compareceram 200 pessoas que operam no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Deste encontro concluiu-se que a diminuição de recursos económicos e o aumento de casos de pobreza “obriga a uma melhor gestão” e que a crise é “mais profunda” nos valores humanos e cristãos, com destaque para “o individualismo e materialismo na família, no sistema educativo, nas relações sociais e políticas”, explica o bispo.

Nesse sentido, torna-se urgente a evangelização das pessoas e das estruturas sociais “por parte da Igreja, não apenas pela repetição da Doutrina Social da Igreja, hoje mais actual que nunca, mas sobretudo por bons testemunhos da sua vivência a nível pessoal e comunitário”, assinala.

O sínodo que a Diocese de Beja está a viver, com o tema ‘A verdade te libertará’, deve ser uma “oportunidade” de todos terem consciência da missão da Igreja para que sejam “fermento” de uma sociedade “mais humana e fraterna”, alerta D. António Vitalino.

“Precisamos de descobrir a verdade da nossa vida e missão e acolhê-la de coração aberto, partilhando-a numa proposta imbuída de amor ao próximo, fazendo-lhe justiça, no respeito pela sua liberdade”, desenvolve.
 

in

Sem comentários:

Enviar um comentário