Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RD Congo: "Sua Santidade, reze pela paz na RDC"

Carta da primeira dama ao Papa Francisco


Roma, 17 de Setembro de 2013


"Em nome do povo congolês, que represento humildemente, gostaria de pedir a Sua Santidade a intercessão de oração pela paz duradoura na República Democrática do Congo", pede a Sra. Marie Olive Lembe Kabilakabange, esposa do presidente congolês Joseph Kabila, em carta enviada ao Papa Francisco.

A carta recorda "as atrocidades de todos os tipos, sofridas ao longo de décadas por parte da população devido às muitas guerras injustas, especialmente no leste da RDC, que têm causado enorme perda de vidas”.

A “primeira dama" congolesa convida também o Santo Padre a visitar o país "para dar conforto e esperança a um povo de maioria católica que espera viver em paz e harmonia".

Do leste do país, no entanto, continuam a ser relatadas novas violências e uma tensão crescente. A Coordenação da Sociedade Civil do Norte Kivu denuncia a concentração de tropas de Uganda (mais 12 mil soldados) na fronteira Uganda-Congo perto de Bunagana. Teme-se que as tropas Kampala estão prestes a cruzar a fronteira para dar força aos rebeldes do M23, que já estão recebendo o apoio do exército de Ruanda, e que teria sido reforçado por mercenários eritreus.

Em outra nota enviada à Agência Fides, a Coordenação da Sociedade Civil do Norte Kivu, afirma que nos dias 15 e 16 de Setembro os homens da M23 forçaram a fuga de cerca de 800 famílias no território de Rutshuru. Essas pessoas são privadas de assistência humanitária.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário