Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bispos do nordeste italiano debatem sobre a transmissão da fé

Reunião em Trento: analisada proposta de texto sobre o anúncio e a catequese na Itália, no contexto da nova evangelização


Roma, 19 de Setembro de 2013


Aconteceu nesta terça, 17 de Setembro, em sessão extraordinária no seminário arquidiocesano de Trento, a reunião dos bispos da Conferência Episcopal do Trivêneto, sob a presidência do patriarca de Veneza, dom Francesco Moraglia.

Uma parte substancial da reunião foi dedicada ao debate e à reflexão sobre um projecto de texto apresentado pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) às conferências regionais, com "Directrizes para o anúncio e para a catequese na Itália no contexto da nova evangelização".

No diálogo entre os bispos, emergiram as principais questões relacionadas com o "primeiro" e o "segundo" anúncio do evangelho, a transmissão da fé na comunidade cristã com os temas actualmente destinados a crianças e adolescentes e a jovens e adultos, o envolvimento das famílias, o ministério do catequista e o papel dos padrinhos, a sucessão do caminho dos sacramentos da iniciação cristã, a ligação entre a catequese, a liturgia, a caridade e todo o horizonte da vida, além da necessidade de se olhar para as experiências concretas até agora feitas nos âmbitos locais a fim de se conseguir uma visão real, com orientações e linhas precisas para as comunidades eclesiais.

Os bispos decidiram concentrar o próximo encontro do episcopado do Trivêneto, programado para Janeiro de 2014, no tema "Gerar a vida de fé: os pais e o sacramento do baptismo". Eles também aproveitaram a reunião para fazer nomeações nos organismos e associações da região.

Em uma pausa no trabalho, dom Luigi Bressan, arcebispo de Trento, acompanhou os bispos a uma visita guiada à catedral de São Virgílio, que completa os 800 anos do início da sua construção.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário