Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um novo impulso para a evangelização da Igreja na Ucrânia

Mensagem do Papa Francisco aos fiéis ucranianos por ocasião das comemorações do aniversário do Baptismo cristão da Rus 'de Kiev


Roma, 22 de Agosto de 2013


"Um novo impulso para a evangelização e a actividade pastoral" da Igreja greco-católica ucraniana. Esta foi a mensagem do Papa Francisco aos fiéis da Ucrânia por ocasião do 1025 º aniversário do baptismo cristão da Rus 'de Kiev. No texto, dirigido a Sua Beatitude Sviatoslav Ševčuk, arcebispo católico ucraniano - relatado pelo site oficial do UGCC (Ukrainian Greek Catholic Church) - o pontífice destaca que a conversão da Rus 'de Kiev ao Cristianismo teve lugar "no contexto de uma Igreja indivisa onde continuam a se desenvolver diferentes tradições eclesiais que todavia estão unidas umas com as outras".

Este evento, de acordo com o Santo Padre, serve como "ponto de referência para o diálogo ecuménico entre as comunidades cristãs que contam com o legado espiritual de São Volodymyr," o príncipe ucraniano no qual Baptismo a Igreja ortodoxa russa e a Igreja greco-católica ucraniana reconhecem suas raízes. "A celebração do 1025 º aniversário do Baptismo da Rus '- escreve o Papa - mostra que o caminho para a plena unidade entre os discípulos de Cristo não é um luxo, mas uma necessidade profunda, essencial para o anúncio coerente e activo do testemunho de Cristo, assim como - acrescenta - para um verdadeiro testemunho de união pelo qual Cristo orou ao Pai, no momento em que se aproximava o seu maior ato de amor sacrifical". O Bispo de Roma também se declarou "convencido" de que a comemoração do ato do Batismo da Rus 'Ucrânia será para o Ugcc "um novo impulso na evangelização e nas actividades pastorais." Ele, então, nomeou as firmes directrizes da Igreja neste campo: a Palavra de Deus, os Santos Sacramentos, a Divina Liturgia, a formação dos fiéis e do clero, o desenvolvimento de actos de caridade.

Em conclusão, o Papa expressou a esperança de que as celebrações pelo evento seja "um momento de graça para toda a nação ucraniana e para toda a população”. "Que esta comemoração- escreve o Papa – se torne uma chamada ao verdadeiro sentido de responsabilidade para as instituições estaduais e para cada pessoa em particular". Que seguindo o exemplo de São Volodymyr - é o augúrio do Santo Padre- a Igreja greco-católica ucraniana possa "trabalhar para o bem espiritual da nação". A do Papa é, portanto, "uma chamada à responsabilidade ecuménica, para pedir a Deus o dom da unidade entre todos os cristãos e para si o dom de tornar-se construtor desta unidade", bem como "um apelo para o inicio de uma sessão de evangelização e actividades pastorais em todas as suas dimensões". No final da mensagem, Francisco enviou sua bênção apostólica "a Sua Beatitude Sviatoslav, aos Bispos da 'Ugcc, e todo o povo de Deus na Ucrânia”. 


in

Sem comentários:

Enviar um comentário