Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Só o diálogo e a negociação podem encerrar o conflito na Síria

Declaração do Vaticano após visita do rei da Jordânia. Trágica situação da sociedade síria foi abordada.


Roma, 29 de Agosto de 2013


Depois do encontro do papa Francisco com o rei da Jordânia, a Santa Sé divulgou um comunicado informando que "na manhã desta quinta-feira, 29 de Agosto, o Santo Padre Francisco recebeu suas Majestades, o rei da Jordânia, Abdullah II, e sua esposa, a rainha Rania". O soberano se reuniu em seguida com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, que estava acompanhado pelo arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.

“Durante as cordiais conversas”, prossegue o comunicado, “abordaram-se temas de interesse comum, em particular o fomento da paz e da estabilidade no Oriente Médio, com especial referência à retomada das negociações entre israelitas e palestinianos e à questão de Jerusalém".

"Uma especial atenção foi reservada à trágica situação na Síria". Em particular, "reafirmou-se que a via do diálogo e da negociação entre todos os componentes da sociedade síria, com o apoio da comunidade internacional, são a única opção para encerrar o conflito e a violência que todos os dias causam a perda de tantas vidas humanas, principalmente entre a população civil”.

O Vaticano "expressou agradecimento ao rei Abdullah pelos esforços que vem dedicando ao diálogo inter-religioso e pela iniciativa de convocar em Amã, para o começo de Setembro, uma conferência sobre os desafios dos cristãos no Oriente Médio, em particular durante o actual período de mudanças sócio-políticas".

O comunicado termina afirmando que "foi destacada a contribuição positiva que as comunidades cristãs oferecem à sociedade na região, da qual são parte integrante”.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário