Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Papa Francisco nomeia novo secretário-geral do Governatorato do Estado-Cidade do Vaticano

Pe. Fernando Vergez Álzaga (LC) que já era director de Telecomunicações


Roma, 30 de Agosto de 2013


O Santo Padre Francisco nomeou na manhã desta sexta-feira, o novo secretário-geral do Governatorato da Cidade do Vaticano. Trata-se do sacerdote Fernando Vergez Álzaga, LC, já director de Telecomunicações do Estado da Cidade do Vaticano.

O Estado da Cidade do Vaticano, cujo soberano máximo é o Sumo Pontífice, conta - para o seu governo - com uma Pontifícia Comissão composta por 7 cardeais e presidida pelo cardeal Giuseppe Bertello.

São duas realidades diferentes que convivem juntas, onde uma está em função da outra: Santa Sé e Estado-Cidade do Vaticano. Esta última nasceu no Tratado de Latrão, assinado no dia 11 de Fevereiro de 1929, onde adquiriu a personalidade de ente soberano de direito público internacional, constituído para assegurar à Santa Sé, na sua qualidade de suprema instituição da Igreja Católica, “a absoluta e visível independência e garantir-lhe assim uma soberania indiscutível também no campo internacional”, como aparece no preâmbulo do Tratado.

O novo secretário-geral, padre Fernando Vergez Álzaga, L.C, que mantém o antigo cargo de director das telecomunicações do Governatorato, nasceu em Salamanca (Espanha), em 1 de Março de 1945. Em 25 de Dezembro de 1965, ele fez sua profissão perpétua na Congregação dos Legionários de Cristo e foi ordenado sacerdote em 26 de Novembro de 1969.

Obteve seu mestrado em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e o diploma da escola de arquivista no Arquivo Secreto Vaticano.

Em 1º de Agosto de 1972, começou o serviço na Santa Sé, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; em Abril de 1984 foi transferido para o Pontifício Conselho para os Leigos;  em Junho de 2004 foi nomeado Chefe de Gabinete do Departamento de Internet da Santa Sé; finalmente, no dia 10 de Janeiro de 2008, foi nomeado Director da Direcção de Telecomunicações do Estado da Cidade do Vaticano.

Também hoje o santo padre nomeou consultor da Prefeitura dos Assuntos Económicos da Santa Sé o Dr. Paolo Ceruzzi.

Depois foi a vez da Venezuela: Dom José Luis Ayala, até agora bispo de El Vigía – São Carlos de Zulia, fica no lugar de Mons. Ramón Linares Sandoval, que pediu a renúncia de acordo com o Cânon 401 do código de direito canónico por motivos de idade.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário